Publicado às desta 18h48 ()

Uma família serra-talhadense luta para ver uma criança de apenas 7 anos acessando o seu direito básico a educação. Em contato com o Farol de Notícias, a irmã mais velha do menino contou que tem autismo e cursa o 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Pedro.

Segundo os familiares, a criança atípica só conseguiu ir para o educandário nesse primeiro semestre por cerca de um mês. Por falta de monitores do Centro de Atendimento Especializado em Educação Especial (CAEE) foi pedido para a família não levá-lo para a escola.

“Meu irmão tem 7 anos e tem autismo, no início de fevereiro mudamos ele para escola São Pedro, pois ele estudava em uma creche e não tinha mais a série dele. Se ele foi 1 mês de aula foi muito, pois falaram que não tinha um cuidador para ele. O meu irmão não fala e necessita de uma atenção especial”, detalhou a irmã, solicitando ajuda da Secretaria de Educação:

“A escola, por não ter um cuidador, a direção pediu para gente não levar ele, pois a professora não daria conta de tudo. Já se passaram mais de 3 meses e até agora ninguém entrou em contato com a gente sobre um possível cuidador, o meu irmão necessita ir para a escola. Onde fica a inclusão da criança com deficiência na escola? Minha mãe já foi na Secretaria de Educação, a diretora também e até agora nada”.

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Educação para entender como o caso pode ser resolvido. Até o final desta edição, o secretário Erivonaldo Alves não se pronunciou.