Publicado às 09h55 desta sexta-feira (5)

Parentes do idoso de 88 anos, morador do Alto do Bom Jesus, que faleceu vítima de Covid-19, na última segunda-feira (1º), além do luto, vem enfrentando – segundo eles – uma sensação de abandono por parte da Secretaria de Saúde de Serra Talhada, uma vez que tiveram que pagar do bolso, mais de R$ 500, para testar três pessoas da família.

Eles alegam que a Secretaria até agora não realizou nenhum exame de diagnóstico em nenhum integrante da família. “Eu queria que a prefeitura esclarecesse como é, de fato, que estão trabalhando, em termos de atendimento com as pessoas que tiveram contato com infectados, porque minha família está toda em isolamento. Eles só fizeram uma visita depois que reclamei com o prefeito, mas não fizeram exames algum na gente”, disse um dos parentes do idoso pedindo para ter a identidade preservada.

“Tivemos que pagar mais de R$ 500 para fazer os exames de 3 pessoas da casa, isso sem termos condições. Tem mais 3 crianças que moram na mesma casa que ainda não foi feito exame. Não temos condições de pagar todos fazerem e a prefeitura não faz nada. Quando vieram não souberam nem conversar, disseram que iriam voltar para fazer os exames e nada.”

“Não temos mais como pagar para os outros membros que tiveram contato com o nosso parente que faleceu. A gente espera uma solução, porque até agora a volta da equipe da prefeitura para fazer o exame é apenas uma promessa”, desabafam.

O OUTRO LADO

O Farol entrou em contato com a Secretária-Executiva de Saúde, Alexsandra Novaes para comentar o caso. Ela informou que através da vigilância sanitária realizaram a primeira visita de investigação e já estão realizando o monitoramento para fazer os testes.

“A unidade de saúde da área já está realizando o monitoramento e pronta para realizar os testes rápidos nos contatos. Hoje, inclusive, tem familiar no cronograma para a realização de testagem. Não podemos realizar as ações de forma desordenadas sem respeitar o tempo de acompanhamento.”