Publicado às 04h42 deste sábado (11)

Farol com informações do Ne 10

O Governo de Pernambuco testou 301 do total de 25 mil profissionais de Saúde que atuam no Estado e diagnosticou 167 casos do novo coronavírus entre eles. Os outros 134 casos foram descartados desde que as análises começaram, na semana passada. As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na noite desta sexta-feira (10).

Os trabalhadores testados são de unidades de saúde públicas – estaduais e municipais – e privadas. A pasta afirmou que o Estado foi o primeiro a instituir um protocolo específico para profissionais com sintomas, mas não detalhou como ele é. Também não informou as profissões do público que passou pelos exames.

A pesquisa traz implicações para Serra Talhada, que registrou o primeiro caso de Covid-19 nessa quinta-feira (9), uma enfermeira de 37 anos de uma casa de saúde privada, que reside no bairro Ipsep.

Também nesta semana, a redação do Farol recebeu um apelo desesperado de uma jovem, que tem a mãe trabalhando no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), que já é referência no atendimento aos infectados nesta pandemia, e ainda terá um hospital de campanha em seu estacionamento.

“Francamente, acho que os profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham no Hospam, deveriam ficar em casa neste período. Minha mãe trabalha lá, mas tá com medo e depressiva e continua trabalhando. A gente se preocupa porque não há material de proteção suficientes para todos”, disse uma leitora, pedindo anonimato.