A Festa da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, é conhecida em todo o Brasil por exaltar as histórias do mestre do movimento armorial, o escritor Ariano Suassuna. Ano após ano, turistas sobem à Serra do Catolé acompanhando a cavalgada que segue junto ao cortejo do príncipe e da princesa dos festejos. O evento ocorrerá entre 24 a 26 de maio de 2024.

No entanto, as estradas utilizadas pelos veículos, já não suportam a quantidade de visitantes, que para alegria dos comerciantes locais cresce anualmente. Para minimizar o problema, o deputado estadual Luciano Duque destinou, este ano, ao município, emenda no valor de R$ 80 mil para melhorias na infraestrutura. O investimento será utilizado para a construção de uma passagem molhada no Riacho da Malha Fria, no caminho que leva ao Sítio Histórico da Pedra do Reino.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além disso, o parlamentar tem conversado com o prefeito do município, Romonilson Mariano, vereadores, Associação Cultural da Pedra do Reino e moradores sobre outras soluções para melhorar o acesso à festa.

“Já sentamos com todos os envolvidos para pensar formas de melhorar a infraestrutura. E junto com o secretário de obras, Roniericson, estamos estudando o alargamento da estrada durante o evento, que deve chegar a seis metros nos pontos mais críticos”, explicou. “Os moradores aceitaram afastar suas cercas quando a obra começar, o que demonstra a importância do evento para a população”, completou.

Ainda segundo Duque, a construção da passagem molhada não deve ser concluída a tempo para o evento em maio deste ano, devido ao tempo dos trâmites desde da indicação até a conclusão da obra. ”Mas já é uma avanço e mais um passo, que estamos dando para que na próxima edição tenhamos a passagem molhada. E esse ano estamos trabalhando para que aconteça o alargamento da estrada e a ampliação do estacionamento, melhorando a infraestrutura”.

Duque também tem pleiteado junto ao Governo do Estado a revitalização das PEs 430 e 435, que cortam o município, antes dos festejos. As rodovias estão tomadas de buracos oferecendo riscos aos motoristas e pedestres que trafegam no local.

Atrações

O parlamentar esteve ontem (13), no Palácio de Campo das Princesas, acompanhado pelo prefeito Romonilson Mariano, conversando com o Gerente Geral de Acompanhamentos de Projetos da Casa Civil, Fúlvio Wagner, sobre apoio do Governo Estado para as atrações culturais da edição deste ano.