Festa da Pedra do Reino ganha emenda de R$ 80 mil de Duque

A Festa da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, é conhecida em todo o Brasil por exaltar as histórias do mestre do movimento armorial, o escritor Ariano Suassuna. Ano após ano, turistas sobem à Serra do Catolé acompanhando a cavalgada que segue junto ao cortejo do príncipe e da princesa dos festejos. O evento ocorrerá entre 24 a 26 de maio de 2024.

No entanto, as estradas utilizadas pelos veículos, já não suportam a quantidade de visitantes, que para alegria dos comerciantes locais cresce anualmente. Para minimizar o problema, o deputado estadual Luciano Duque destinou, este ano, ao município, emenda no valor de R$ 80 mil para melhorias na infraestrutura. O investimento será utilizado para a construção de uma passagem molhada no Riacho da Malha Fria, no caminho que leva ao Sítio Histórico da Pedra do Reino.

Veja também:   Apae promove show live para arrecadar alimentos em ST

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além disso, o parlamentar tem conversado com o prefeito do município, Romonilson Mariano, vereadores, Associação Cultural da Pedra do Reino e moradores sobre outras soluções para melhorar o acesso à festa.

“Já sentamos com todos os envolvidos para pensar formas de melhorar a infraestrutura. E junto com o secretário de obras, Roniericson, estamos estudando o alargamento da estrada durante o evento, que deve chegar a seis metros nos pontos mais críticos”, explicou. “Os moradores aceitaram afastar suas cercas quando a obra começar, o que demonstra a importância do evento para a população”, completou.

Veja também:   Manoel quer redução de férias dos vereadores

Ainda segundo Duque, a construção da passagem molhada não deve ser concluída a tempo para o evento em maio deste ano, devido ao tempo dos trâmites desde da indicação até a conclusão da obra. ”Mas já é uma avanço e mais um passo, que estamos dando para que na próxima edição tenhamos a passagem molhada. E esse ano estamos trabalhando para que aconteça o alargamento da estrada e a ampliação do estacionamento, melhorando a infraestrutura”.

Duque também tem pleiteado junto ao Governo do Estado a revitalização das PEs 430 e 435, que cortam o município, antes dos festejos. As rodovias estão tomadas de buracos oferecendo riscos aos motoristas e pedestres que trafegam no local.

Veja também:   Com provocações, Victor, Duque e Otoni inauguram primeiro debate eleitoral em Serra Talhada

Atrações

O parlamentar esteve ontem (13), no Palácio de Campo das Princesas, acompanhado pelo prefeito Romonilson Mariano, conversando com o Gerente Geral de Acompanhamentos de Projetos da Casa Civil, Fúlvio Wagner, sobre apoio do Governo Estado para as atrações culturais da edição deste ano.