Por Marcelo Martins, topógrafo e servidor público municipal

Hoje, 29 de agosto de 2013, abertura  tradicional da  Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada (Festa de Setembro), festa essa que é o maior evento religioso do interior de Pernambuco, onde até o dia maior, 08 de Setembro, se encerra com uma grande aclamação a nossa Padroeira.

Desde 1993 que participo desta grande comemoração. Entretanto, nós que somos funcionários públicos da Prefeitura de Serra Talhada, também comemoramos, quase que a maioridade, pois em 2013 fazem exatamente 17 anos que o governo municipal de Serra Talhada  (gestão Augusto César) atrasou  os nossos salários.

Salários estes que, segundo a lei, são alimentos, e que não podem deixar de serem pagos. Todos nós ingressamos na justiça para receber o que é de direito. Muitos servidores já faleceram, outros já pediram até desligamento da prefeitura e os nossos governantes vão empurrando com a barriga, protelando todos os dias os nossos direitos.

São dez meses e 50% do 13º salário de 2012 que estão nos devendo, de pessoas que na sua maioria dependem exclusivamente deste salário. Nossa justiça, infelizmente, anda a passos de tartaruga e aceita as contestações que na sua maioria são apenas, como  o dito popular, para encher lingüiça.

Dezessete anos?  É uma vida!  Uma vida que foi interrompida pelos maus gestores que a cada gestão nadam fazem para saldar esta dívida com seus funcionários, e que hoje, na abertura desta grande e tradicional festa, nada têm a comemorar.