transitoEsperando cerca de 200 mil pessoas durante os próximos quatro dias de shows do polo nacional da 225ª Festa de Setembro, a Prefeitura de Serra Talhada aumentou o espaço montado na lagoa Maria Timóteo. De acordo com o prefeito Luciano Duque, em média, a estrutura comportará 50 mil pessoas por noite. Diante dessa expectativa, Serra deve receber um grande volume de veículos, principalmente, em busca de estacionamentos.

O FAROL conversou com o superintendente de trânsito, Célio Antunes, sobre as áreas de estacionamento nas noites de festa. Como em outros anos, os flanelinhas aproveitam para “alugarem” espaços públicos. Célio Antunes, no entanto, garante que essa atitude é ilegal e abusiva, mas não poderá fazer nada para contê-los. Ele informa que a STTrans organizará apenas o estacionamento para ônibus, táxis e mototáxis afim de evitar o tumulto nos acessos para pedestres. Os ‘flanelinhas’ chegam a cobrar entre R$ 15 e R$ 20 a cada proprietário de veículo.

“Esses estacionamentos cobrados pelo flanelinas não são legalizados, se forem áreas terceirizadas sim, mas nas vias públicas o motorista deve ter livre acesso ao estacionamento. Eles invadem as áreas e exploram o consumidor com taxas altas para cuidar dos carros. É difícil controlar essas ações, o motorista paga se quiser, mas não deveria, pois são vias públicas. Nós iremos controlar com os acessos para os pedestres evitando confusão nas entradas para pedestres. Haverá a ação do Detran e os taxistas, mototaxistas e motoristas de ônibus terão uma área específica para estacionar”, disse o superintendente.