Foto: Reprodução / Senado Federal

Em sua quinta edição, o Festival do Choro João Pernambuco comemora os 140 anos do músico pernambucano. A programação ocorre nesta sexta-feira (3) e no sábado (4) em Tacaratu, no Sertão, cidade onde o artista nasceu.

Na abertura, às 20h, um cortejo de seresteiros percorre as ruas do município, saindo da Casa da Cultura em direção ao Coreto. No local, haverá apresentações de Betto do Bandolim, do flautista José Arimatea e da cantora Sonnia Aguiar.

Nesta edição, o festival homenageia o escritor José Leal, que morreu neste ano, autor das duas biografias de João Pernambuco. Na programação, estão previstos os lançamentos dessas suas obras: “Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco” e “Cordel João Pernambuco – O Coração do Violão Brasileiro”.

Tacaratu tem ligação direta com a origem de João Pernambuco, que nasceu em 1883. Jatobá, onde pesquisadores afirmam ter nascido o músico, só seria criada mais de um século depois, como distrito de Petrolândia, município fundado em 1909 e que, na década de 1880, era distrito de Tacaratu.