A decisão majoritária do Supremo Tribunal Federal (STF) garantindo a aplicabilidade da Lei do Ficha Limpa para as eleições deste ano, foi bastante comemorada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Henrique Mariano. Segundo ele, foi uma grande conquista da sociedade civil organizada, que coletou mais de 1 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

“Estamos comemorando uma luta antiga da OAB. É uma conquista da sociedade e do povo brasileiro”, disse Henrique Mariano, minimizando os quatro votos contrários, que insitiram na presunção da inocência. O Farol aproveitou  e sugeriu que o presidente da Ordem analizasse o caso específico do ex-prefeito Geni Pereira (PSB) – que teve suas contas rejeitadas  por órgão colegiado, a Câmara de Vereadores.

“Eu precisaria ver o caso concreto. Entretanto, a lei diz que não basta a  derrota na câmara, ele tem que estar condenado em 2ª instância”, disse Mariano. Além de ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal, o ex-prefeito tem seu nome na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) e ainda responde a processos no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Todos, em primeira instância.