consulta 6

Fotos: Alejandro García/Farol

O dia foi de caos para os serratalhadenses que se dirigiram à central de regulação de marcação de consultas da Prefeitura de Serra Talhada, nesta quarta-feira (25). Sentindo-se desrespeitados, usuários acionaram o FAROL para registrar a agonia de dezenas de pessoas que esperavam atendimento durante horas sob o sol causticante.

Uma fila quilométrica se formou na Rua Afrânio Godoy, logo nas primeiras horas da manhã, onde as pessoas se esforçaram para conseguir pegar uma ficha, mesmo sem a certeza de que receberiam o benefício.

Além do forte sol e falta de abrigos, muita gente reclamou também do mau atendimento por parte da Secretaria Municipal de Saúde. A confusão foi tão grande que forçou o secretário de Saúde, Luiz Aureliano, a deixar o seu gabinete e verificar in loco o tumulto.

“Isto é uma esculhambação e uma vergonha. Cheguei as 3 horas da madrugada para marcar uma cirurgia para a minha esposa. Graças a Deus que consegui. Mas não era preciso toda esta humilhação. Uma vergonha”, desabafou José Filho Pereira, indignado com o sistema de marcação de consultas da Prefeitura de Serra Talhada.

Já a dona de casa Maria Aparecida Souza não teve a mesma sorte que José Filho. Ela viajou cerca de 42 quilômetros para marcar um ginecologista e não conseguiu. “Estou vindo do distrito de Água Branca e cheguei às 6h30 e encontrei todo este tumulto. Peguei a ficha 732 e quando chegou a minha vez disseram que não tinha mais vagas”, lamentou a dona de casa.

PREFEITURA DIZ QUE FILAS IRÃO ACABAR

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, LUIZ AURELIANO, PERCORREU A CENTRAL DE REGULAÇÃO SUPERLOTADA SOB O OLHAR ATENTO DOS USUÁRIOS; SENTIMENTO DE REVOLTA PROVOCOU TUMULTO

A reportagem do FAROL conversou com o gerente de regulação, Rômulo Almeida. Ele garantiu que as filas de marcações de consultas irão acabar em breve.

“O que acontece é que houve um aumento da demanda. A Prefeitura está oferecendo mais especialidades e isto tem provocado uma certa confusão, porque as pessoas não entendem que o dia 25 se abre o teto para marcações das consultas e vai ficar aberto o mês inteiro. A gente explica isso para todos, mas as pessoas têm dificuldades para entender”, disse.

Segundo ele, a partir de julho as filas não irão mais existir, pois o serviço deverá ser ampliado para evitar superlotações. “O secretário de Saúde (Aureliano Carvalho) determinou a ampliação do atendimento a partir de 25 de julho. Aí não terá confusão e as filas irão acabar com certeza”, garantiu Rômulo Almeida.

consulta 2

consulta 3

consulta 4

consulta