ConcursoVão até o dia 17 de junho as inscrições online para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS), oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A iniciativa concede 119 bolsas de estudo em cursos superiores da área de saúde, em 19 instituições de ensino privadas de Pernambuco.

Podem participar do FormaSUS alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou particulares. As bolsas integrais são oferecidas nos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina, farmácia, psicologia, serviço social e odontologia, além de tecnólogo em radiologia. As escolas ficam nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Serra Talhada. Há aulas disponíveis em todos os turnos.

O edital do concurso está disponível no site da Secretaria. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por email. A inscrição é feita somente pela internet e a média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o argumento de classificação. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 8 de julho, com as matrículas ocorrendo de 20 a 22 de julho.

Este é o quarto ano do FormaSUS. O programa foi criado para qualificar e fortalecer os recursos humanos do SUS. Desde 2012, foram ofertadas 252 vagas no ensino superior e outras 532 em cursos de nível médio.

( Do G 1 )