Um dos mais belos cartões postais de Serra Talhada, a Matriz de Nossa Senhora da Penha, está passando por mais uma reforma. Com sua construção concluída em 1953, a Matriz tem um estilo gótico, arquitetura nascida na Europa durante a idade média. Suas principais características são a verticalidade, a utilização de vitrais, portas e janelas com ogivas, pontas agulhadas nas torres numa pretensão em propor um contato com o divino.

A última pintura na Matriz aconteceu em 2006. De acordo com o padre Gilvan Bezerra serão gastos cerca de R$ 40 mil, cujos recursos foram arrecadados durante a Festa da Padroeira, em setembro passado. Agora, quem passa ao lado do templo vê uma imagem branca… quase um fantasma. Entretanto, segundo o padre Gilvan, a cor original será mantida.

Aliás, seguindo uma tradição desde o saudoso padre Jesus Garcia Riaño, responsável direto pela conclusão da Matriz de Nossa Senhora da Penha. Confira o trabalho dos operários na Matriz que é um dos orgulhos da Capital do Xaxado. As fotos são do talentoso Alejandro Garcia.

matriz

matriz 2

matriz 3

matriz 4

matriz 5

matriz 6