BARRAGEM 003

Cerca de 60 famílias estão sofrendo com um desperdício de água da barragem de Água Fria, no sítio Poção, na divisa entre Serra Talhada e o município de Floresta. Um dos agricultores prejudicados, João Carlos de Sá, visitou a redação do FAROL DE NOTICIAS para denunciar que a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), ligada ao Governo Federal, responsável pela construção do reservatório, está recorrendo na Justiça para não fazer os reparos necessários. Há cerca de dois anos a comunidade do sítio Poção acionou o Ministério Público com o objetivo de obrigar a Codevasf a sanar o prejuízo.

“A obra que a Codevasf fez não teve qualidade nenhuma, porque – com o tempo – a barragem começou a vazar por baixo. Quando enche, nos períodos chuvosos, os agricultores da região acabam prejudicados porque a barragem está oca na sua base, deixando a água acumulada se perder. Isso tem ocorrido continuamente e tivemos que acionar a Justiça porque a Codevasf não nos deu nenhuma atenção. E quando abrimos um processo sobre isso, o qual vencemos em primeira instância, a Codevasf recorreu para não fazer a obra”, denuncia o agricultor João Carlos de Sá.

AGRICULTOR PROCUROU A REDAÇÃO DO FAROL DE NOTICIAS PARA MOSTRAR PARA EXPOR O PROBLEMA
AGRICULTOR PROCUROU A REDAÇÃO DO FAROL DE NOTICIAS PARA PARA EXPOR O PROBLEMA; 60 FAMÍLIAS ESTÃO SENDO PREJUDICADAS

Ele conta que, devido a ausência de reparos e perda da água do reservatório, o rebanho de vários moradores da região já foi prejudicado, bem como as lavouras. “Porque a água fica acumulada por um tempo e depois se perde”, explica. O agricultor João Carlos de Sá afirma que o problema do vazamento apareceu em 2002 e desde então, 12 anos depois, o problema se perpetua.

“Os agricultores estão sendo prejudicados, toda a água que enche na barragem acaba indo embora por baixo e nós ficamos ao Deus dará, com o nosso gado com sede e nossas lavouras morrendo”, reforçou José Carlos de Sá. Abaixo, veja fotos da barragem de Água Fria, no Sítio Poção, e os vazamentos situados na base da construção. A Codevasf recorreu na Justiça para não fazer os reparos.

BARRAGEM 011

BARRAGEM 004BARRAGEM 010BARRAGEM 012