Publicado às 18h45 desta sexta-feira (16)

Após repercussão, nas redes sociais, de fotos e mensagens que mostravam o descaso em relação às crianças da Creche São João Batista, no Bairro Ipsep, em Serra Talhada, nesta quinta-feira (16), o Farol de Notícias foi até a instituição para ouvir a gestora; que deu detalhes sobre os cuidados com a crianças, e falou da sua aflição mostrando a sala que foi fotografada e levada às redes sociais.

Nas imagens, crianças dormiam em colchonetes espalhados pelo chão, com a denúncia de que apenas um ventilador estaria funcionando. O clima de revolta cresceu entre os pais, que ameaçaram acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Leiam abaixo as versões do governo municipal.

NOTA DA GESTORA DA CRECHE DELAINE MOURA

“Eu vi logo pela manhã as fotos. É uma foto tendenciosa, ao meu olhar. Em nenhum momento, as pessoas responsáveis consultaram a gestão, sugeriram algum melhoramento. Nós moramos numa cidade realmente, estupendamente quente. A nossa creche é uma creche padrão FNDE, e esse projeto Proinfância não comporta a instalação de ar condicionado, mas nós temos em todas as salas, dois, três a quatro ventiladores para tentar amenizar essa questão do calor. 

Pela foto, a imagem, eu me preocupei bastante, porque eu acredito que, quando alguém está insatisfeito, tem que procurar  quem está na pasta, e eu estou na pasta. Aqui eu busco acolher todos, com muito afeto, muito carinho e respeito. Não sou gestora, sou professora desta instituição. Fazemos um trabalho incrível! Por ser educação pública, eu, professora, exijo que seja de qualidade, porque estou sendo paga para isso. Sou servidora pública e respeito muito todos, principalmente meus pequenos, que eu estou formando para ser o amanhã. 

Estou muito tranquila; estou aberta para diálogos. A imagem, que não foi concedida em nenhum momento, que adentrou sem permissão, tem crianças expostas, e isso me entristece de coração. Acho desnecessário. Primo novamente pelo diálogo, que a gente pode sentar e conversar. Vamos sugerir qual seria o melhor caminho aqui nesse momento, diante das nossas dificuldades; para que a gente venha a tratar isso, para melhorar, para atender todos, porque aqui todos são iguais, mesmo com suas diferenças. 

Sobre a climatização

Existe sim um desejo, um sonho, de reestruturar essa questão, precisa ser trocada toda a infraestrutura elétrica para comportar essa climatização. Isso não é algo tão simples de ser feito, é algo que exige um tempo para estudo, para análise. Você pode até me dizer: ‘Ah! Mas já faz muito tempo que essa creche funciona?’. Realmente, só eu estou aqui como professora há oito anos, então faz um tempo, mas a gente tem buscado junto ao governo municipal essa melhoria. Existe já uma demanda para ver isso na Secretaria de educação. Tem algumas coisas que demoram; porque eu não tenho só a creche São João Batista vivendo essa realidade. 

Sobre os colchonetes

Existe sim uma probabilidade de troca, a gente aguarda que o FNDE envie umas caminhas; porém, os colchonetes são utilizados para um momento de descanso; então não vamos confundir um sono reparador, com um momento pedagógico de descanso. Quando eu estou na sala de aula, desenvolvendo uma experiência, eu posso colocar um tatami. Por que é importante a gente dialogar e compreender o contexto? Como é que eu julgo algo sem eu conhecer? Dentro da minha pedagogia, eu sei o que eu estou falando. Estou dentro da minha sala, eu tenho abertura para sentar no chão, para  rolar com essas crianças. O colchonete é higienizado todos os dias; as salas são limpas todos os dias, duas vezes; os lençóis são trocados todos os dias. 

Tudo isso é pensado, tudo isso é seguido por uma BNCC, por uma base que nos orienta, que nos rege. Eu defendo e acredito que a educação infantil é o principal pilar para a construção de qualquer outra etapa. Eu não tenho uma data porque é licitado. A gente passou por uma pandemia de dois anos e tivemos que fazer uma reestruturação completa do prédio, e solicitei a troca de todos os colchões para que as crianças não sofressem nenhum tipo de prejuízo. 

Esses colchões foram uma compra emergencial, aguardando que o próprio Ministério da Educação envie um projeto melhor, mas ele tem um pequeno conforto. É um momento apenas de descanso, não é um sono de dormir a noite inteira. Lembrando que as crianças passam dez horas aqui. Esse horário de descanso é das 13h30 às 14h, que eles descansam, nem todas as crianças dormem. É um conjunto bem delicado. Eu peço que as pessoas tentem conhecer melhor antes de julgar. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Creche São João Batista, localizada no bairro IPSEP, traz em sua missão acolher com afeto e qualidade a todas as crianças. A referida Creche atende de 139 (cento e trinta e nove) crianças, a partir de 1 ano de idade completo até 31 de março do ano em curso, até crianças de 3 anos de idade (maternais) em tempo integral, das 7h30 às 17h, e 92 (noventa e duas) crianças de 4 e 5 anos de idade (pré-escolar) em turno regular.

Considerando que as turmas de maternais (1 a 3 anos de idade) são atendidas em período integral, vivenciando uma rotina diária na Instituição, seja no momento do descanso, da alimentação ou durante as experiências pedagógicas, existe um planejamento para execução de todas essas etapas vivenciadas, seguindo as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, respeitando todos os direitos garantidos para o desenvolvimento pleno das Crianças em cada fase.

Recentemente a Creche passou por melhorias em sua estrutura física, sendo contemplados os serviços de pintura, reestruturação das instalações elétricas e hidráulicas, substituição de torneiras, portas, bacias sanitárias, entre outros. Também foi feita aquisição e instalação de refletores, além de pinturas pedagógicas com o objetivo de tornar o ambiente cada vez mais lúdico e acolhedor. 

Sabemos que a região em que estamos localizados propõe uma temperatura mais alta nesta época do ano, e por este motivo foram adquiridos, desde o mês de março do ano em curso, 14 (quatorze) novos ventiladores para complementar os equipamentos de ventilação que já existiam nas salas de aula e dormitórios, passando cada sala a contar com três a quatro aparelhos, além de todas elas possuírem janelas e iluminação natural, priorizando a qualidade, conforto e bem-estar das Crianças. 

A creche em questão possui um padrão do Programa Proinfância – FNDE, do Governo Federal, onde no próprio projeto não contemplou instalação de ares-condicionados nas salas de aula. Sendo, no momento, inviável essa instalação, embora a climatização de instituições de ensino venha sendo uma prioridade na Gestão Municipal, não somente na zona urbana, mas também nas escolas localizadas no campo, como por exemplo a Escola Municipal Imaculada Conceição, no Distrito de Caiçarinha da Penha, na Escola Municipal Vicente Santino de Siqueira, na Faz. Ingazeira, na Escola Municipal Manoel Gomes, na Faz. Barreiros, e  na Escola Municipal Maria do Carmo Araújo, na Faz. Carnaúba do Ajudante, dentre várias outras instituições que tiveram suas infraestruturas melhoradas e climatizadas.

Contudo, a Gestão Municipal tem buscado meios de viabilizar infraestrutura elétrica compatível para aportar tamanha demanda de aparelhos de climatização a serem ligados na rede da referida creche, evitando futuros riscos de curtos, incêndios e quedas de energia.

Vale ressaltar que a Creche São João Batista sempre foi referência em Educação Infantil, sendo reconhecida pela comunidade serra-talhadense pelo excelente trabalho desenvolvido.  A alta procura por vagas diariamente, comprova a credibilidade e confiança que a mesma construiu nesses anos todos de trabalho, realizado por uma equipe de servidores dedicados, afetuosos, empáticos e qualificados para atender da melhor forma a todos.

Dessa forma, as imagens veiculadas de forma distorcida não condizem com a realidade da instituição, uma vez que a imagem apenas aponta um ângulo do espaço em que não é possível visualizar os aparelhos instalados e em pleno funcionamento no momento do registro, sendo que na sala (dormitório) existe ventilador de parede, no teto e um ventilador de coluna. Infelizmente, em nenhum momento foi buscada a direção escolar para solicitar ou informar sobre qualquer insatisfação, da mesma forma sugerir melhorias ou alternativas para suas demandas. 

Desde já, deixamos a Creche São João Batista e a Secretaria Municipal de Educação de portas abertas para receber toda a comunidade. Ouvir e dialogar sobre todas as demandas e solicitações pertinentes ao bem-estar, visando oferecer as melhores condições a todos, para, assim, oferecermos educação pública de qualidade para os serra-talhadenses.

Atenciosamente,

Marta Cristina

Secretária Municipal de Educação

Fotos enviadas pela Secretaria de Educação