A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) colocou frente à frente a secretária de Saúde Socorro Brito e o gestor da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Clóvis Carvalho, para deixar claro qual a responsabilidade de cada um diante as necessidades da população em relação a alguns serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Serra Talhada.

O encontro que aconteceu na semana passada, foi provocado pelo vereador Zé Raimundo Filho (PTB). O parlamentar diz que Estado e município estão fazendo jogo de “empurra” para oferecer alguns serviços do SUS na cidade, o que vem prejudicando várias pessoas que necessitam de atendimento público de saúde na Capital do Xaxado.

Após mais de duas horas de conversa, ficou claro que existe um grave problema a ser res0lvido quanto o quesito ortopedia. “As pessoas procuram o Hospam com fraturas e dizem que lá não resolve e mandam procurar a prefeitura. Isto precisa acabar”, desabafou Zé Raimundo. A secretária de Saúde, Socorro Brito, foi enfática garantindo que em momento algum o município se esquivou da sua responsabilidade.

“Temos uma briga que não é nova quanto à ortopedia. Já enviei dois ofcios ao Cremepe (Conselho de Medicina) para diferenciar o que é urgência e emergência em ortopedia”, disse a secretária. A provocação é em função do atendimento no Hospam que prioriza apenas emergências. Segundo a secretária, após o pacto de gestão plena na saúde, o município tem convênios na área de ortopedia com quatro clínicas particulares.

O contra-ponto partiu do chefe da Geres, Clóvis Carvalho. Ele garantiu que a partir do início de julho haverá melhoras no atendimento do SUS. “A partir de julho vai estar resolvido a questão da traumo-ortopedia em Serra Talhada”, prometeu o gestor, após receber críticas quanto a tabela de valores pagos aos médicos que atendem pelo Sistema Único na cidade. A reunião finalizou com um pedido dos vereadores em  torno de um atendimento mais humanizado. O mal atendimento na área de obstetricia também foi alvo do debate.   Após o encontro apenas uma certeza: que o Hospam irá atender todos os casos de emergência e urgência nas áreas de ortopedia e fraturas.