CleoniceA presidente da Fundação Cabras de Lampião, organização sem fins lucrativos fundada em 1995 em Serra Talhada, Cleonice Maria, abriu o verbo para rebater críticas sobre a relação entre a instituição e a Secretaria Municipal de Cultura, comandada pelo seu marido, Anildomá de Souza, o ‘Domá’. Em entrevista de rádio, Cleonice negou que a Fundação esteja tendo privilégios em eventos culturais na cidade com ‘Domá’ à frente da pasta. Sem meias palavras, ela defendeu que nas programações tradicionais da cidade o grupo de xaxado Cabras de Lampião deve mesmo se apresentar e justificou alegando que eles representam uma referência cultural para Serra e o Nordeste. E que, por isso, merecem ter espaços de incentivo, sim. Cleonice revelou que ficou chateada ao tomar ciência das críticas falando da relação entre a Fundação e Secretaria de Cultura e alertou que todos os projetos tocados pela entidade sempre existiram, antes mesmo de ‘Domá’ assumir.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

“Eu sou entalada com essa história. Eu tenho certeza que há um grande equívoco das pessoas, que são minoria, quando falam que a Fundação Cabras de Lampião tem proteção junto à Secretaria Municipal de Cultura e que por isso temos privilégios. A Secretaria de Cultura funciona dentro do Museu do Cangaço e o Museu é da Fundação Cabras de Lampião, então quem é que está se beneficiando? É ‘Os Cabras’ ou a Secretaria? A Secretaria funciona com toda a estrutura nossa, dos Cabras de Lampião. Outra coisa: tem três anos que Domá assumiu a Secretaria, antes dele assumir tudo o que os Cabras de Lampião fazem hoje, já faziam. Eu quero que me digam uma coisa nova que a gente passou a fazer depois que Domá assumiu! Basta uma! Não tem, não tem! E fico muito chateada com isso”, lamentou Cleonice Maria, desabafando:

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

“Muitas vezes eu me chateio porque acho injusto a gente ficar sendo rotulado de que estamos sendo beneficiados pela Secretaria de Cultura em decorrência de outras pessoas, o que não é verdade! Os Cabras de Lampião é o maior cartão postal de Serra Talhada, gente! Pelo amor de Deus! Estou falando a verdade, sem querer denegrir ninguém. A maior referência hoje em Serra Talhada é o grupo Cabras de Lampião porque construímos isso ao longo dos anos. Em governos passados, tiveram prefeitos que a gente não participava das programações e eu me chateava muito com isso aí e dizia: ‘poxa, como é que na Festa de Setembro, uma festa tradicional da cidade os Cabras de Lampião, que são uma referência, não estão participando? Nós somos hoje referência sim! Então, essa história de que a Secretaria de Cultura só bota xaxado… acho que tem que botar mesmo! Botar todas as manifestações da cidade e também xaxado”.