Publicado às 05h26 desta quarta-feira (16)

Problemas com a rede elétrica da Escola Methodio Godoy Lima, localizada no bairro Cohab, em Serra Talhada, e furto da rede de ar-condicionados preocupam uma mãe de aluna devido ao calor excessivo prejudicar a aprendizagem e ainda ocasionar fortes dores de cabeça ao ponto de alunos pensarem em desistir. Segundo a dona de casa de 40 anos, que não quis se identificar, a escola já estava sem poder usar todos os ar-condicionados porque a rede elétrica não suportava e após o roubo de fios durante o feriado de Carnaval a situação tornou-se insuportável.

”Recentemente houve um roubo na escola Methodio Godoy, roubaram uns fios de cobre dos ar-condicionados e a escola está com quase todas as salas sem funcionar os ar-condicionado. As salas são forradas com PVC e têm dois ventiladores. Eu sou mãe de aluna e minha filha chega em casa diariamente reclamando com muita dor de cabeça e indisposição por conta do calor excessivo. Ela disse que está insuportável na sala, professores e alunos reclamando muito desse calor. A aprendizagem já está sendo prejudicada, ela não está conseguindo se concentrar, está falando em desistir, outros alunos também estão falando em desistir porque não estão aguentando o calor. Eu quero que minha filha estude, não quero que ela desista, mas tem que ter condições para isso”, explicou a mãe, continuando:

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

”Até onde eu sei, a direção da escola já entrou em contato várias vezes com a gerência e com alguém do governo, mas eles não dão retorno, não consertam. Como teve esse roubo no turno da noite, não tem vigia noturno, a empresa que é responsável pela parte elétrica já disse que não vai colocar novamente os fios porque se não vão roubar de novo. Eu me informei sobre isso e o que me disseram foi que enquanto não contrataram um segurança para ficar a noite a empresa não coloca de novo. Além de tudo, a instalação da escola está muito ruim, o poste já pegou fogo duas vezes, isso traz um risco muito grande para funcionários e alunos e até para quem passa na rua”, afirmou a dona de casa.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

ESCOLA SE PRONUNCIA

Após ouvir a mãe, a reportagem do Farol entrou em contato com o gestor da escola Jackson Pereira Alves e confirmou as informações. Segundo o gestor, a escola precisa de um guarda armado noturno para evitar novos furtos, uma vez que o roubo dos fios aconteceu pela segunda vez e uma subestação elétrica porque a rede não comporta todos os equipamentos que a escola dispõe, inclusive não suporta sequer todos os ar-condicionados ligados.

Em conversa com o Farol, ele afirmou que são problemas que são solucionados pela GRE e o órgão já está ciente das demandas e prometeu solucioná-los.

”A rede específica dos ar-condicionados foi realmente roubada e só podemos ligar os ventiladores. Entramos em contato com a gerência, mas a empresa responsável pela instalação dos ar-condicionado está com receio que fazer o serviço porque é a segunda vez que roubam a rede. Se colocarem sem ter o guarda armando noturno vão roubar de novo. A gerência junto a Secretaria de Educação irá providenciar o guarda para evitar esse tipo de ação na escola, temos também outro problema, a ausência da subestação porque com a quantidade de ar estamos tendo queda de energia. A demanda é muito alta e precisamos de uma subestação, devido a outros equipamentos que exigem consumo de energia”, explicou o gestor, continuando:

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

”Então antes do roubo já não podíamos ligar todos, apenas 1 por sala e os ventiladores para evitar alguma queda ou curto e queimar outros equipamentos. Toda essa demanda já foi informada a gerência e temos a promessa da guarda e da subestação. Existe a promessa sim que será enviado, mas A data infelizmente não temos definida. É uma situação que me preocupa muito, não tenho como resolver, mas já foi passada para a GRE e temos promessa de resolverem.”.