Manoel Santos AudiênciaNeste final de semana, Pernambuco contará com mais três comunidades quilombolas reconhecidas oficialmente pela Fundação Cultural Palmares. Neste sábado (7), às 19h, o Quilombo Catolé, em Serra Talhada, no Sertão, receberá o certificado. Já no domingo (8), às 10h, a entrega será em Lagoa Comprida e, às 14h, em Queimada Grande, ambas no município de Bom Conselho, no Agreste.

De posse do documento, essas populações tradicionais terão condições de receber do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a titulação do território e de acessar um conjunto de políticas públicas, a exemplo dos programas de Habitação Rural (PNHR), e de Acesso ao Ensino Técnico e de Emprego (Pronatec). O deputado estadual Manoel Santos, que vem cobrando agilidade nas análises desses processos, vai acompanhar a solenidade nessas três localidades.

“Como um parlamentar negro e de origem rural, nada mais justo que eu abrace essa causa ligada às minhas raízes. Além disso, hoje, temos uma estrutura de governo federal que é sensível às populações Quilombolas e, por isso, devemos intermediar a ampliação das conquistas desse povo tão importante para o Brasil. Também é fundamental considerar que nós temos uma estrutura econômica, social e política que ainda é marcada pela discriminação racial. Por isso, é necessário empreender todos os esforços para que a população negra continue avançando na conquista de políticas públicas”, comenta o deputado.

No último dia 23, Manoel Santos visitou a sede da Fundação Cultural Palmares, em União de Palmares, Alagoas, com o propósito de conhecer o local e acompanhar de perto a análise dos processos de reconhecimento das comunidades quilombolas de Pernambuco.

O seu gabinete também acompanhou as vistorias, procedimento que antecede a certificação, nas Comunidades do Sítio Carvalhada, em Flores, na Fazenda Saruê, em Santa Maria da Boa Vista, ambas no Sertão, e em outras dez comunidades; além da análise e certificação dos Quilombos Barro Preto, em Lagoa do Carro, na Mata Norte, Riacho dos Porcos, no município de Sertânia, no Sertão, e em Atoleiro, na área rural de Caetés, no Agreste.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Conselho, Givaldo Cavalcante ,informa que, nas comunidades de Lagoa Comprida e Queimada Grande, a certificação aguardada com muita expectativa.

“As famílias estão só esperando a posse do certificado, para sair em busca dos direitos que já estão garantidos. A participação do deputado Manoel Santos acompanhando as análises para que tudo fosse feito de maneira rápida, foi decisiva para garantir essa conquista inicial. Com o reconhecimento, poderemos lutar por saneamento básico, escola, serviço de saúde e outras políticas”, avalia. Esse processo de reconhecimento das comunidades quilombolas pernambucanas também vem contando com o apoio do deputado Federal Pedro Eugênio.