pazO governo da Colômbia anunciou nesta quarta-feira (20) a libertação de 17 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias (Farc) como parte dos esforços para inspirar mais confiança dos guerrilheiros em meio à negociação do acordo de paz entre as partes. Outros 13 também foram anistiados e devem deixar a prisão nos próximos dias, segundo informou a imprensa local.

Uma missão política da ONU vai verificar o desarmamento da guerrilha e o cessar-fogo definitivo na Colômbia. Esta missão internacional “iniciará seus trabalhos assim que tiver chegado a este acordo. Com relação à deposição das armas, o mesmo componente internacional a verificará nos termos e com as devidas garantias que serão estabelecidos nos protocolos do acordo”, disse um comunicado divulgado na terça-feira (19).

“Os observadores internacionais gozarão de plenas garantias de segurança”, disseram as partes que, desde novembro de 2012, negociam em Havana o fim do conflito armado de mais de meio século na Colômbia.

O fim do conflito e implementação do referendamento dos acordos são os dois pontos que falta concluir na agenda de seis, acordada entre as duas partes no início das negociações.

Já foram acordadas a questão agrária, o cultivo e tráfico de drogas ilegais, a participação política dos guerrilheiros e a indenização das vítimas.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, qualificou de “positivo” o acordo que traz a ONU para a verificação do desarmamento e do cessar-fogo. Além dos observadores da ONU, a missão será integrada por observadores de países membros da CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Do G 1