obamaOs Estados Unidos estudam a possibilidade de enviar mais soldados ao Iraque para auxiliar no treinamento das tropas locais na tomada da cidade de Mossul, no norte do país, controlada pelo Estado Islâmico (EI) desde 2014.

“Precisamos de novos assessores. É o próximo passo se quisermos gerar suficiente poder de combate para tomar Mossul”, indicou nesta quarta-feira em entrevista coletiva o coronel Steve Warren, porta-voz da missão americana contra o EI no Iraque.

O Pentágono está avaliando aumentar o contingente em “centenas” de militares no Iraque. Atualmente, 3.670 estão no país exercendo o papel de assistência militar, de inteligência e treinamento ao Exército iraquiano e os “peshmergas” curdos.

Depois de sua saída do país no final de 2011, os EUA voltaram a ampliar a presença militar no Iraque para tentar deter os avanços dos extremistas do EI, que aproveitaram a falta de disciplina, preparo e união do Exército iraquiano, dominado por xiitas.

Warren afirmou que para preparar a esperada ofensiva sobre Mossul será necessário treinar oito brigada, além das três que já estão sendo preparadas pelos soldados americanos.

O Pentágono espera também que duas brigadas de “peshmergas” curdos participem da ofensiva, que se tiver sucesso seria uma vitória chave e uma passagem decisiva para expulsar o EI do Iraque.

Da EFE