Mais um caso de má gestão administrativa atinge os serra-talhadenses. Desde o mês de novembro, 160 pacientes que dependem do uso contínuo do colírio Lumigan, estão revoltados com o Governo do Estado, que tem por obrigação disponibilizar o medicamento na rede pública de saúde. O medicamento ajuda no tratamento do Glaucoma e cada frasco custa R$ 80.

“Todo mês vou ao Centro Municipal de Saúde em busca do remédio. Toda vez é a mesma resposta, de que está em falta por que o governo não mandou a medicação. Eu não aguento mais, pois tenho dificuldades em comprar o produto”, desabafou José dos Santos, morador do bairro Alto da Conceição.

O Farol entrou em contato com a farmacêutica Jozelma Barros, responsável pela distribuição do Lumigan, que confirmou a denúncia do José Santos. “A  Secretária Estadual de Saúde (SES) sempre alega que é problema de licitação. Eu acho que muitos municípios não se preocuparam em informar as suas necessidades, dificultando o Estado. Entretanto, não foi o caso de Serra Talhada”, disse a farmacêutica.

O Farol fez contato com a Drª Élida, da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela distribuição do colírio. Ela se recusou em falar com a reportagem. “Quem trata disso é o setor de imprensa”, rebateu. Por fim, o Governo do Estado emitiu uma nota ao Farol.  “Houve problemas com a licitação da empresa que fornece o Lumigan. O processo está sendo refeito e há uma prioridade para agilizar a compra e o fornecimento para o munícipio”, finalizou o governo.

Saiba Mais:

Má gestão: Eduardo atrasa repasse e operários são demitidos