Luciano Duque farol de noticias

O governo Luciano Duque enviou nota ao FAROL justificando os dados publicados na matéria: “Governo Luciano Duque elevou em, pelo menos, 23% os gastos com folha de pagamento“, onde constatou-se o aumento com folha de pagamento na gestão no decorrer dos últimos três anos. Em contraponto, a prefeitura justifica a elevação na folha devido uma série de fatores. Vale a pena conferir!

                                                                           NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Em matéria recente o portal Farol de Notícias, após levantamento próprio de dados obtidos no site do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), verificou que, em 3 anos, a gestão do prefeito Luciano Duque, elevou os gastos com pessoal em 23%. De saída, é inegável que o percentual (apenas 23% em 3 anos, isto é, mínimos 7,6% ao ano), por si só, demonstra um controle efetivo da despesa pública e significativa responsabilidade fiscal, especialmente com pessoal.

Nesse quadro necessário se faz levar em consideração que, entre 2013 e 2015, diversos serviços foram ampliados e as demandas igualmente aumentaram, isso é natural. Não podemos examinar uma situação apenas por um único ângulo, mas sim como um todo e seus reflexos.

Podemos citar, para não ser cansativo diante da quantidade, alguns novos serviços criados, como duas novas creches abertas, foram criadas seis novas Unidades Básicas de Saúde, foi instalado o CAPSi, foi implantado o Centro de Especialidades, ampliou-se a Farmácia Básica com novas instalações, a Academia de Saúde do Mutirão foi construída, foi implantado o Centro de Referência da Mulher e inaugurado o Hospital Veterinário, entre outros.

A gestão do prefeito Luciano Duque já convocou 436 novos concursados, sendo que 324 ocuparam as vagas, dos quais podemos destacar a admissão 57 Agentes Comunitários de Saúde, 37 Agentes de Combates às Endemias e 120 professores. Em dezembro de 2012 existiam 635 aposentados e pensionistas. Enquanto, em novembro de 2015, haviam 788 aposentados e pensionistas, desfalcando a Administração em 153 servidores, fato esse que demanda admissão de pessoal.

Em 2013 tínhamos cerca de 9.100 alunos matriculados da Rede Municipal de Ensino, agora esse número chega em torno de 10.700 alunos. Antes, Serra Talhada dispunha de uma escola de ensino em tempo integral e, com a gestão de Luciano Duque, foram criadas mais duas. A cobertura de saúde do território do município passou de 69% em 2012 para 90% em 2015.

Na esteira, podemos citar também a criação das secretarias de Cultura e Turismo, Mulher e Meio Ambiente e as Agência de Meio Ambiente e a Agência de Trânsito. Órgãos esses que estão dando ótimos resultados nas suas áreas de atuação. Um novo bairro surgiu – Vila Bela – que demandou novos e específicos serviços para aquela comunidade, como creche, posto de saúde, transporte escolar, limpeza pública e etc.

Vale ressaltar ainda que os cargos em comissão representam 8,6% do total da folha de pagamento dos servidores. Por fim, não podemos esquecer dos aumentos salariais anuais acima da inflação: do salário mínimo, do piso do magistério, dos pisos do ACS e ACE, bem como dos encargos tributários e trabalhistas, fatores esses que impactam fortemente na folha de pagamento e que são cumpridos pela prefeitura. Some-se ainda débitos com pessoal deixados pela gestão passada.

Dessa forma, entendemos que esse número, ao qual chegou o portal, é mais uma chancela do alto nível de governança municipal diante de um cenário econômico desanimador e de uma postura administrativa de ofertar mais serviços e ações aos munícipes aliado ao controle prudente e sem sobressaltos do gasto público.

    Assessoria de Comunicação