Governo russo se nega a comentar encontro entre Putin e Kim Jong UnFoto:Evgenii Sribnyi / Shutterstock.com

Fonte: CNN

O Kremlin se recusou a comentar a afirmação do governo dos Estados Unidos de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, na Rússia, para avançar nas negociações de armas entre os dois países.

“Não temos nada a dizer sobre o assunto”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta terça-feira (5).

O Conselho de Segurança Nacional dos EUA alertou, na segunda-feira (4), que as discussões sobre armas entre Moscou e Pyongyang estão “avançando ativamente”.

Veja também:   Músico brasileiro compõe hino com os sons da guerra

“Temos informações de que Kim Jong Un espera que estas discussões continuem, incluindo envolvimento diplomático ao nível de líderes na Rússia”, afirmou a porta-voz do conselho, Adrienne Watson, em comunicado.

O New York Times noticiou pela primeira vez o potencial encontro entre Kim e Putin na Rússia, dizendo que deverá ocorrer este mês.

Em julho, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou a Coreia do Norte “para tentar convencer Pyongyang a vender munições de artilharia à Rússia”, acrescentou Watson.

“Pedimos à Coreia do Norte que cesse suas negociações sobre armas com a Rússia e que cumpra os compromissos públicos que Pyongyang assumiu de não fornecer ou vender armas à Rússia.”

Veja também:   Músico brasileiro compõe hino com os sons da guerra

Desde a viagem em julho, outro grupo de autoridades russas viajou para Pyongyang para discussões subsequentes, disse o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, John Kirby, na semana passada.

Putin e Kim também trocaram cartas prometendo aumentar a sua cooperação bilateral, acrescentou.