Fotos: Farol de Notícias / Celso Garcia

Publicado às 05h44 desta sexta-feira (1)

Informe Especial Publicitário

A empresa Referencial Desenvolvimento Energético – RDE do Grupo Referencial de Serra Talhada conquistou o selo Grate Place to Work, que avalia os melhores lugares para se trabalhar, no ramo de energia. A organização que conta com pelo menos 300 colaboradores atualmente se tornou um modelo de gestão com 30 anos de história na cidade. A grata surpresa foi anunciada nessa terça-feira (28) pela instituição de consultoria global.

O Farol de Notícias visitou a sede do Grupo Referencial em Serra Talhada para conhecer mais de perto o funcionamento da empresa. O ambiente agradável legitima a premiação. Eugênio Barros, diretor técnico do Grupo Referencial, que atua há cerca de 11 anos junto de seu pai, destacou o mérito da boa relação com os colaboradores referencial, que todos os dias busca novos talentos a serem aprimorados em Serra Talhada e região.

“O GPTW é um motivo de muito orgulho para a gente. Independente do tipo de negócio, no final tudo se resume a pessoas. Tanto a quem a gente serve, os clientes; quanto a quem ajuda as empresas a ofertar os produtos e soluções, nossos clientes internos, os colaboradores. Ser reconhecido a nível Brasil como a terceira empresa com o melhor clima organizacional, que o colaborador se sente bem em estar aqui, eu acho que está muito em linha com o nosso propósito como organização de impactar positivamente a vida das pessoas. Aqui na Referencial todos os meses nós estamos em processo seletivo. Então, quem por acaso ler essa matéria e tiver em busca de uma oportunidade mostrar o seu talento a Referencial está a disposição para que você use ela para crescer também”, avaliou o gestor.

AS BASES DE UM GRANDE NEGÓCIO

Fundada em 1992 pelo Engenheiro Elétrico, Eugênio Marinho, 63 anos, apostou em Serra Talhada, montando a sede da empresa em uma residência no bairro Alto da Conceição e escritório em sua própria casa, hoje é uma grande organização que soube encontrar a chave da construção de seu sucesso. Atualmente, o Grupo Referencial também abrange a construção civil (RDI) e a geração de energia sustentável (RDES), além de capacitar internamente o seu pessoal para atuar no ramo.

Veja também:   Musk diz que acordo do Twitter está 'temporariamente suspenso"

“A gente não teria completado esses 30 anos se essa gestão, esse conceito, não houvesse desde a fundação. Tudo que você vê aqui jamais foi fruto de uma só pessoa, jamais seria. É um conjunto, o sucesso sempre é coletivo e essa é a mentalidade desde que a empresa nasceu. Desde 2011 meu filho está aqui me ajudando e ele passa essa mesma sensibilidade com as pessoas. A gente aqui é como se fosse uma escola, a maioria das pessoas que entram aqui não tem conhecimento na área do setor elétrico e vão se formando aqui dentro. E as pessoas vão fazendo sua história aqui dentro, e a gente se sente orgulhoso de fazer parte da história delas”, comemorou Marinho.

SER REFERENCIAL

Os talentos Referencial são descobertos e lapidados dentro da própria empresa. Um dos colaboradores mais antigos que a reportagem do Farol pode conversar foi Antônio Neto, natural de Serra Talhada, tem 38 anos e atua há cerca de 15 anos na firma, técnico em administração, começou como motorista e hoje é o Coordenador de Patrimônio.

“Tive várias oportunidades de crescimento dentro da empresa, pessoal e profissionalmente. Passei pelo setor de suprimentos, que é o setor de compras, e foi um setor que me ajudou bastante a me desenvolver e adquirir experiência. O que mais me motiva é saber que você vai para uma empresa séria, que respeita o funcionário e dá todo o suporte para que a gente possa executar o nosso trabalho com excelência”, exclamou Antônio.

A técnica em segurança de trabalho da RDE, Camila Silva, tem 31 anos e atua há cerca de seis anos na empresa. Ela destacou que o seu setor de segurança representa um dos valores principais da entidade.

“Meu dia a dia é ligado à segurança do trabalho dos servidores, tanto em campo quando a questão da documentação. A ligação com as pessoas em relação a segurança do trabalho, a questão de todos saírem para trabalhar e retornar para suas famílias. Isso é algo que a Referencial em si preserva muito e valoriza. Eu já trabalhei em outras empresas e a Referencial sempre foi algo que me chamou bastante atenção, sempre que eu passava em frente, o meu desejo era de fazer parte. E foi me dada a oportunidade, hoje eu já sou técnica N3 e responsável pelo setor Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho”, relembrou.

Veja também:   Mulher descobre traição e cola cartaz no carro

OS SEGREDOS DO RH

Além da diretoria e de todos os colaboradores, muito dessa conquista parte do Setor de Recursos Humanos, coordenado pela serra-talhadense Josefa Cruz, de 40 anos, ela que sempre almejou trabalhar em uma grande empresa.

“Eu poderia ter escolhido outras empresas em Serra Talhada, há muitas qualificadas, mas o que me dava brilho nos olhos era o fato de conhecer as pessoas que trabalhavam aqui e o quanto se sentiam bem, além de enxergar possibilidades de me desenvolver profissionalmente. Lidar com pessoas é o que eu amo, e o respeito dedicado a cada colaborador é o que dá visibilidade a esse prêmio. Todos os valores que defendemos são verdadeiramente vividos e isso me inspira. Temos muitos exemplos de pessoas que iniciaram como assistentes administrativos, e hoje compõem a liderança do grupo. A empresa nos dá a primeira oportunidade ao abrir as portas, depois as oportunidades são criadas por nós mesmos”, declarou Josefa.

A estudante de Psicologia Eduarda Nascimento, teve a sua primeira oportunidade de emprego aos 18 anos como recepcionista no Grupo Referencial. Hoje aos 21 anos, atua na função de analista de RH, para ela, o seu trabalho no grupo lhe possibilitou, inclusive, direcionar seu olhar dentro de sua carreira profissional.

“O RH para mim tem sido uma enorme experiência que me possibilita aprendizagens contínuas, para mim é uma escola, vem contribuindo para direcionar a área que escolhi seguir. A Referencial é uma das empresas de renome na cidade, é um orgulho poder fazer parte desse time com profissionais incríveis! O diferencial de estar aqui é essa união que temos, e o entendimento que os negócios só funcionam a partir de gente, e as pessoas que trabalham aqui são o que temos de mais valioso”, finalizou a jovem.

SIGA O GRUPO REFERENCIAL NAS REDES SOCIAIS

Site: https://gruporeferencial.com/sobre/

E-mail para currículos: trabalhecom@gruporeferencial.com

Instagram: @rde_gr

@gruporeferencial

@rdi_gr

LinkedIn: Grupo Referencial

História do Grupo Referencial representada em seus escritórios