Publicado às 04h43 desta terça-feira (2)

O Hemope Serra Talhada sofreu fortemente o impacto das ações contra o coronavírus a ponto de sentir a redução de cerca de 60% das doações diárias que a unidade recebia. Segundo o setor de Assistência Social do hemocentro, o programa do “Passeio Solidário” que traz doadores de diversas cidades da região para depositar solidariedade está impossibilitado de continuar diante a proibição dos transportes alternativos intermunicipais.

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com Rita Jussara, assistente social do Hemope Serra Talhada, que confirmou a baixa nos estoques e a diminuição dos doadores que diariamente visitavam o local. Para ela, a entidade permanece recebendo doadores normalmente, adequando-se apenas a cumprir as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde como protocolo de combate ao Covid-19.

“Nesses tempos de pandemia passamos a atender de 10 a 15 doadores por dia, quando em geral recebemos de 30 a 35 pessoas. Mesmo com esse fluxo menos intenso tomamos medidas preventivas para evitar aglomerações. Ainda assim já é protocolo de segurança de todos os hemocentros do país só receber doações de pessoas que não apresentem nenhum sintoma gripal ou de síndrome. Em todo esse período de isolamento não surgiu nenhum caso suspeito de contaminação devido ao Hemope. Temos uma política muito rígida em relação aos doadores”, explicou a assistente social.

Rita ainda convocou a toda a população serra-talhadense que já mantinha o hábito de doar sangue ou que tem interesse em doar para participar de uma nova campanha estimulada pela instituição. ‘Saia de casa para fazer o bem’. O público que preferir agendar um horário para ir ao Hemope pode entrar em contato pelos telefones (87) 3831-9330 / 99930-8777.