Do G1

Horas após a ameaça feita pelo presidente Donald Trump de forças armadas para “dominar as ruas”, cidades dos Estados Unidos foram tomadas por cenas de mais violência que ofuscaram protestos pacíficos contra o racismo na segunda-feira (1º). Esse sétimo dia de manifestações aconteceu em um momento que 40 cidades do país impuseram um toque de recolher para tentar conter novos confrontos.

– Em Nova York, manifestações pacíficas registram alguns incidentes: foram quebradas vitrines de lojas perto do Rockefeller Center e da loja Macy na 34th Street. Um carro passou perto de um grupo de agentes de segurança e deixou pelo menos dois feridos.

– Na Filadélfia, policiais usaram armas não letais para dispersar um grupo de manifestantes que ocupou uma rodovia interestadual depois do toque de recolher.

– Em Washington, os arredores da Casa Branca registraram confrontos entre forças de segurança e manifestantes durante o discurso de Trump. Helicópteros sobrevoaram os manifestantes. A prefeita de Washington, Muriel Bowser, antecipou em quatro horas o início do toque de recolher, que começou às 19h (21h de Brasília). Depois deste horário, dezenas de manifestantes foram detidos.

– Em Atlanta, policiais usaram gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes.

– Em Nashville, mais de 60 policiais da Guarda Nacional colocaram no chão os seus escudos contra motins a pedido de manifestantes pacíficos que se reuniram em frente ao Capitólio do estado do Tennessee para homenagear George Floyd.

As manifestações desta segunda ocorrem uma semana após a morte de George Floyd, um ex-segurança negro morto em Minneapolis após um policial branco ajoelhar sobre seu pescoço durante abordagem (leia mais abaixo).

A onda de manifestações, algumas violentas, atingiu várias importantes cidades americanas. Na segunda, o presidente Donald Trump ameaçou enviar as Forças Armadas para as cidades onde estivessem acontecendo os protestos caso os governadores e prefeitos não contivessem a violência.

“Se os estados ou cidades não tomarem as ações necessárias para proteger a vida e a propriedade de seus moradores, eu vou chamar as Forças Armadas dos EUA para rapidamente resolver o problema por eles”, declarou Trump, em pronunciamento na Casa Branca.

Morte por asfixia

Ainda na segunda-feira, dois novos laudos de autópsias declararam que Floyd foi morto por asfixia, causada pela pressão do joelho do policial Derek Chauvin sobre seu pescoço.

Ambas conflitam com a autópsia inicial, apresentada pela cidade de Minneapolis, que dizia que não havia “nenhum achado físico que suporte o diagnóstico de asfixia traumática ou estrangulamento”.

Chauvin foi detido e acusado de homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente). Novas imagens mostraram que os outros policiais que participavam da abordagem também ajudaram a imobilizar Floyd, aumentando a pressão popular para que eles também sejam detidos.

‘Votem’

O irmão de George Floyd, Terence, pediu o fim da violência durante uma homenagem ao irmão. “Não parem de protestar, mas levantem um símbolo da paz”, disse, durante um ato no local onde a detenção aconteceu. “Parem de pensar que nossas vozes não importam e votem.”

Protestos em tempos de pandemia

Os protestos ocorrem em um momento em que mais de 100 mil pessoas morreram nos Estados Unidos por complicações da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. As medidas tomadas para mitigar a pandemia acertaram um forte golpe na economia americana em um ano eleitoral.

A epidemia teve um impacto devastador na comunidade negra e alguns estudos mostram que esta população corre até três vezes mais riscos de morrer da doença do que os brancos.