barFotos: Farol de Notícias/ Alejandro García

A preservação da memória do seu povo tem sido um dos grandes legados deixados pelas grandes civilizações que se desenvolveram ao longo dos séculos. Essa prática atualmente é regra em muitos países desenvolvidos, onde história, cultura e memória, fazem parte de um tridente de elementos que ajudam a difundir determinadas ações humanas que se destacaram em suas respectivas épocas e que hoje são lembradas como grandes façanhas humanas.

Nossa querida Serra Talhada é uma cidade alheia a essa tendência mundial, pois ainda está presa a um círculo vicioso de se fazer cultura e de como se deve contar a sua história. Isso pode ser devastador para as futuras pesquisas sobre a cidade, já que estamos perdendo muitas fontes orais, documentais e fotográficas. Um belo exemplo disso é a falta de registro sobre certo ponto turístico da cidade, que foi destaque em reportagem da TV Globo, no início dos anos 1980, e que infelizmente tornou-se mais uma “História Perdida”.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

No entanto, para o repórter fotográfico do FAROL, Alejandro García, e esse simplório escritor e pesquisador, toda história merece ser lembrada e contada. Por isso estivemos essa semana vasculhando nos arredores do Açude da Borborema, buscando informações que nos levassem ao proprietário do revolucionário bar flutuante, que funcionou durante o final da década de 70 e o início dos anos 80.

O FLUTUANTE;  “O POINT” DA CIDADE

bar

Infelizmente não se tem fotos ou relatos sobre o bar flutuante, o único registro é em encontrado no site Youtube, em uma matéria produzida pelo repórter Tonico Ferreira – vencedor de prêmio nacional de jornalismo em função da reportagem – para o programa Globo Repórter, exibido em 1982, sobre o escândalo da mandioca. No vídeo é possível ver que o bar atraía uma grande quantidade de frequentadores, além de muitos curiosos que iam só para conhecer o bar, que não época era uma grande novidade para a população. A falta de material não nos permitiu adentrar como mais profundidade sobre o tema, mas ainda assim, registramos o local onde há mais de 30 anos funcionou o famoso bar flutuante.

Veja também:   Homem é condenado após matar ex-esposa no Sertão do Pajeú

Um forte abraço e até a próxima!

O vazio tomou conta do açude Borborema

borborema 2

borborema 3