Polícia forense realiza perícia no local do ataque fatal a duas mulheres em um campus universitário em Guadalajara, no México – Foto: Ulises Ruiz/AFP

Por Folha de Pernambuco

Um homem assassinou, nessa quarta-feira, duas mulheres com uma faca dentro de uma universidade na cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco, no oeste do México, informaram as autoridades locais.

promotor estadual, Luis Joaquín Méndez, informou que um homem de aproximadamente 20 anos assassinou duas mulheres da área administrativa da Universidade Tecnológica de Guadalajara (UTEG), sem que o motivo fosse conhecido até o momento.

“Temos duas mulheres mortas, um homem que também ficou ferido”, disse o promotor. “Não há motivo, não há motivo aparente, esse sujeito parece chegar e atacar sem motivo ou causa aparente, a agressão é direta contra as primeiras pessoas que vê”.

O funcionário disse que o agressor foi detido pela polícia. Acrescentou que no local foram encontrados uma faca e um pequeno machado com os quais o homem quebrou várias janelas da universidade.

Méndez disse ainda que está sendo investigada a relação do agressor com uma mulher que foi encontrada morta em um hotel no mesmo dia.

Universidade se pronuncia

Posteriormente, a universidade emitiu um comunicado condenando a violência contra seus funcionários.

“O Centro Universitário UTEG condena enfaticamente o que aconteceu hoje e estende as nossas mais sinceras condolências às famílias dos nossos colaboradores”, disse ele.

O ataque ocorre dois dias depois da realização de grandes marchas no país por ocasião do Dia Internacional da Mulher, nas quais foi denunciada a violência sexista no país.

O México enfrenta sérios problemas de violência de gênero. Só em 2023, foram cometidos 852 feminicídios, segundo dados oficiais.