Companheiros de luta e amigos enviaram ao FAROL nesta quinta-feira (11) uma opinião em homenagem ao militante social João Batista, 48 anos. Ele foi vítima de um acidente de trânsito na última sexta-feira (5), na Rua Agostinho Nunes Magalhães, no centro de Serra Talhada, quando foi atropelado por um veículo e teve traumatismo craniano. João estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Restauração (HR), em Recife, e sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quarta. O velório dele aconteceu nesta manhã e seu sepultamento está marcado para às 16h deste quinta.
jb

Ao companheiro João Batista, familiares e amigos e companheiros de Luta, esta humilde homenagem da Pastoral do Menor, do Grupo Fé e Politica dom Francisco, do Conselho Tutelar e do companheiro Ari Amorim e seu filho Arthur

Este é um momento de profunda reflexão, perdemos uma pessoa muito querida entre nós. Humanidade está profundamente abalada e perdida pelo que nos ocorreu em 10 de junho de 2015, dia em que realizamos a 10ª Conferência Municipal dos Direitos das crianças e Adolescentes de Serra Talhada, sua ausência foi percebida todo o dia e comentada com palavras com: isto aqui é a cara de João Batista, ele nunca perderia um momento como este, Vimos as pessoas chorar e choramos juntos. É verdade que o movimento social da criança e do adolescente, da juventude e da política sofreu uma perda irreparável.

Lembro dos primeiros momentos de militâncias que compartilhamos, iniciando no Joreloc (Jovens Reunidos Louvando a Cristo) da Pastoral da juventude. Daí veio nossa militância na própria Pastoral da Juventude, depois o convidei para a militância do PT, em seguida fizemos uma longa e bela Caminhada Nas Pastorais Sociais (Juventude, Carcerária, Pastoral da Terra, Grupo Fé e Politica Dom Francisco, e movimentos sociais como MST, Fórum DCA,(Defesa Dos Diretos das Crianças e Adolescentes), Comissão Municipal de Combate Ao abuso e exploração Sexual  de Crianças e Adolescentes, depois continuando nossa jornada de militância nas pastorais sociais.

Fotos: Alejandro García/Farol
DSC_0136

Também tivemos a alegria de seu companheirismo na luta por Direitos das Crianças e Adolescentes toda uma dedicação ao Conselho Tutelar onde nosso companheiro foi o coordenador por alguns mandatos, o curso que iniciamos juntos na especialização em Direitos da Criança e do Adolescente pela a Escola de Conselho e a UFRPE. Portanto, lembro muito bem deste ser humano extraordinário, afável, presente, lutador, crítico persistente, articulador social, cristão comprometido, um leigo atuante, um Pai, um irmão, um avô, um esposo, amigo, um companheiro das lutas sociais pela vida, um digno ser humano repleto de muitas boas ações da vida cristã e do mundo da política.

Um companheiro inesquecível, que hoje cumpre uma outra missão, compartilhar suas experiências terrestres agora no plano divino, na terra celestial, na casa do Pai. Assim como diz o próprio Jesus: ” Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também comigo. Pois vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho (João 14:1-4). Deixo aqui as palavras de Santo Agostinho, que diz: “Uma lágrima se evapora, uma flor murcha, só a Oração chega até Deus.

DSC_0134