Direito de RespostaEm resposta à matéria Leitor faz a pauta, de 31/10/2014, onde a Sra. Patrícia Cordeiro da Silva realiza queixas contra o HOSPAM, gostaríamos de informar que a mesma compareceu ao setor de Emergência no dia 30/10/14, às 8:40 h, bastante nervosa, referindo ter sido mordida por cão de rua, no braço esquerdo, o qual havia invadido sua residência.

Foi realizada a notificação do caso no SINAN – Sistema Nacional de Agravos de Notificação, e por estarmos com falta de Soro Antirrábico Humano a nível nacional, foi comunicado à Coordenação do PNI – Programa Nacional de Imunizações da XI GERES, Sra. Benedita Silvana, que informou que a SES – Secretaria Estadual de Saúde só poderia disponibilizar o referido Soro em casos de acidente por morcegos ou casos graves que serão analisados pelo próprio Ministério da Saúde. Foi orientado, então, que a paciente procurasse o Centro de Saúde para iniciar imediatamente as doses da vacina que obedeceriam o esquema de 5 doses, segundo protocolo. Foi contactado com a Coordenadora do PNI Municipal, Enfa Clareana Novaes, e a paciente seguiu para o Centro de Saúde, levando consigo a cópia da notificação n° 1773969.

Após tomar a vacina no Centro, é orientada por funcionários a retornar ao HOSPAM para tomar o soro. Todas as unidades de saúde do país, quer sejam UBS ou Centros de Saúde ou Hospitais, receberam desde 21/08/14, o Comunicado n° 181/2014 e a Nota Informativa Conjunta n° 011/2014, do Ministério da Saúde, alertando sobre a falta não somente do Soro Antirrábico humano, como também dos Soros Anti-tetânico e Antiaracnídico/Escorpiônico e esclarecimentos sobre o uso de soro e/ou imunoglobulina antirrábica humana, respectivamente.

Como a paciente já estava nervosa e sendo encaminhada de uma unidade para outra, o médico Taironilson Márcio, que não é de Serra Talhada, não conhece posição política de funcionário de órgão A ou B, reclamou que pacientes atendidos no Centro não deveriam estar sendo encaminhados ao HOSPAM para uso de Soro, uma vez que todos estão, ou pelo menos deveriam estar, informados da falta do mesmo.

A Direção desta unidade recomenda aos funcionários que atendam a todos os usuários com urbanidade, respeito e sem nenhuma distinção, e pede desculpas pelo transtorno à Sra. Patrícia Cordeiro e informa que os fatos relacionados ao caso já estão sendo apurados para a tomada das devidas providências.

Karla Millene Lima Cantarelli

Diretora Geral do HOSPAM.