Publicado às 14h10 deste sábado (15)

Até o final da manhã deste sábado (15), a pediatria do Hospam já havia realizado mais de 20 atendimentos de crianças com sintomas variados. A informação foi confirmada por técnicos do setor hospitalar, com quem conseguimos contato.

Apesar da grande quantidade de atendimentos, a Pediatria até o momento internou apenas um menor e estuda a necessidade de acolhimento de mais duas crianças por sintomas de gripe com cansaço respiratório moderado.

No quadro total, boa parte dos casos são de suspeita de dengue. “Até agora, pelo que nos chegou vemos aqui que são apenas casos que poderiam ser atendidos nas UBS’s”, comentou um dos profissionais que atendeu a reportagem.

Neste sábado (15), a maior parte das crianças contam com quadro de febre alta, tosse com catarro, falta de apetite e moleza. Mas, além de suspeita de Dengue, estão chegando pequenos com quadro de gripe, infecção respiratória, problemas renais, entre outros.

Esta semana, o secretário executivo de Saúde, Aron Lourenço aconselhou as pessoas a procurarem os postos de saúde para se tratarem ao invés de buscarem logo o Hospam. O problema é que, nos finais de semana, as unidades básicas estão fechadas.

Há duas semanas, mais de 50 crianças chegaram ao Hospam, numa quinta-feira, precisando de internamento. A capacidade da pediatria é de 24 leitos.