Por conta da greve dos bancos, o prazo de pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que se encerraria nesta terça (15), foi prorrogado até o dia 22 de outubro. A taxa paga somente nas agências do Banco do Brasil, um dos mais afetados pela paralisação, tem gerado dificuldades aos candidatos que não são correntistas, por não terem a possibilidade de realizar o pagamento nos caixas eletrônicos. A instituição oferece 5.083 vagas para cursos técnicos e outras 946 para superiores.

A nova data não altera o restante do calendário do Vestibular. A inscrição poderá ser feita, através da internet, no sitehttp://cvest.ifpe.edu.br, somente até a próxima segunda (14). A data da prova também não foi alterada. Será no dia 1º de dezembro. Os candidatos que vão pagar a taxa após o dia 15 terão que retornar ao site para imprimir o boleto com a nova data de vencimento. Os que já pagaram devem ter paciência até que a inscrição seja efetivada pelo sistema. É que o prazo entre pagamento e efetivação, que dura em média três dias, está demorando um pouco mais, por conta da greve. O IFPE só regulariza a situação no sistema depois do repasse das informações pelo Banco do Brasil.

O presidente da Comissão do Vestibular, Marco Maciel, orienta os candidatos mais ansiosos que, caso desejem, enviem o comprovante de pagamento escaneado para o e-mail [email protected], informando dados como nome completo, número de inscrição e CPF. Dessa forma, a inscrição será efetivada com mais agilidade. Mas é preciso deixar claro que todos os que pagaram terão suas inscrições efetivadas. “Basta aguardar que o Branco do Brasil repassará todas informações. É preciso ter calma”, aconselha.

As vagas oferecidas pelo IFPE são distribuídas pelos campi localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão e ainda em nove polos de Educação a Distância (EaD). Metade de todas elas é destinada aos oriundos da rede pública de ensino, que ainda poderão optar, no momento da inscrição, pela cota social – para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; racial – para negros, pardos e índios – e agrícola, para oriundos da zona rural e filhos de agricultores que se inscreverem em cursos técnicos ou superiores com vocação agrícola.

A taxa de inscrição custa R$ 20 reais para cursos técnicos e R$ 40 para superiores. Outras informações podem ser obtidas pelo site da Comissão do Vestibular, nos manuais do candidato, ou através do telefone 2125 1724.