unnamed

Fotos e informações da Ascom IF Sertão-PE

Na manhã desta sexta-feira (10), os estudantes do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE), câmpus Serra Talhada, participaram de uma aula bastante diferente das que estão habituados nos cursos Técnico em Logística e Técnico em Refrigeração e Climatização. Isso porque, o câmpus promoveu a “I Oficina de Saúde, Higiene e Segurança” e desta vez, foram oferecidos aos alunos exemplos práticos acerca de Segurança do Trabalho e lições básicas de Primeiros Socorros. A ideia é promover a oficina no Centro de Referência de Sertânia e também com os alunos dos cursos EaD. Dessa forma, o IF Sertão-PE reafirma o compromisso de levar aos seus estudantes além de uma formação gratuita e de qualidade.

No primeiro momento, a professora Isya Félix apresentou alguns Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos (EPI e EPC) conseguidos no canteiro de obra da sede definitiva do câmpus. “A oficina traz a oportunidade do aprofundamento maior da teoria. Trouxe exemplo de EPIs, EPCs e aqui eles puderam tocar nos instrumentos, puderam ver uma bota diferente, uma luva diferente e dá para diferenciar melhor”, pontuou Isya. O enfermeiro do câmpus, Ícaro Kleysson, ministrou uma aula de prática de Primeiros Socorros, enfatizando que essas noções são importantes, independente da área de atuação do profissional. “Essa prática vem para fortalecer a formação deles após o curso, porque tanto em Refrigeração quanto Logística, durante as atividades laborais, eles estão expostos a riscos e acidentes”, conclui.

Foi possível perceber que os estudantes de fato aprovaram a oficina, é tanto que a participação deles foi grande. Jullyane Alves, aluna do curso de Logística, conta que a aula foi bem proveitosa e enriquecedora. “Foi interessante porque é algo comum do nosso dia-dia, eu mesma já passei por uma situação de risco e não sabia como agir, qual procedimento adotar. A aula de primeiros socorros me possibilitou um maior entendimento do que é preciso fazer num primeiro momento”, destacou a aluna.

O enfermeiro Ícaro Kleysson demonstra aos estudantes lições práticas

unnamed(1)