Foto: Divulgação/IGEDUC

Por Assessoria

A realização de concursos públicos é uma prática fundamental para o preenchimento de cargos no setor público. A busca por profissionalismo e eficiência na seleção de candidatos tem impulsionado a evolução da tecnologia e segurança nesses processos. Nesse contexto, bancas examinadoras, órgãos públicos e empresas especializadas têm investido cada vez mais em inovações para garantir a integridade e a transparência dos concursos. O Instituto IGEDUC – Concursos e seleções com integridade, é uma das bancas que mais se destaca no nordeste quando se trata de segurança na aplicação de provas.

Tecnologia na Elaboração de Provas

A tecnologia desempenha um papel fundamental na criação e aplicação das provas de concursos públicos. As bancas, cada vez mais, utilizam sistemas informatizados para elaborar questões de forma precisa e equilibrada, garantindo a qualidade e relevância dos exames. “Para garantir a segurança e a eficiência na gestão dos certames, o Instituto IGEDUC possui um conjunto de cinco softwares de desenvolvimento, especializados na realização e organização de concursos. É o que chamamos de Plataforma IGEDUC de Gestão Digital de Concursos e Seleções”, explica Tito Sales, presidente do Instituto IGEDUC.

Utilização de servidores próprios

Este é outro ponto ressaltado por Tito Sales. Segundo o especialista, essa prática impede o vazamento de dados e informações. “Por conta da especialização dos seus softwares, o Instituto IGEDUC pode assegurar aos seus clientes que os dados cadastrais dos candidatos apenas transitarão por servidores próprios, sem terceirização de infraestrutura, e com rigorosas restrições de acesso a dados sigilosos, pessoais e confidenciais, conforme dispõe a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, garante Sales.

Tecnologia a serviço da segurança nos concursos

As práticas de governança de Tecnologia da Informação são fundamentadas em protocolos que impõem amplas restrições aos colaboradores de uma banca no tocante ao acesso às informações dos candidatos e das avaliações. “Assim, é possível elaborar provas sem que qualquer dos professores autores tenha acesso ao gabarito final das avaliações, ou julgar recursos sem identificar os candidatos”, ressalta Tito Sales.

Locais de Prova e Segurança:

A segurança nos locais de prova é também uma prioridade. Câmeras de vigilância, detectores de metais e equipes de segurança são comuns para garantir que os candidatos sejam submetidos a condições justas e que não haja tentativas de fraude. O Instituto IGEDUC, inclusive, inova ao iniciar a utilização de drones na vigilância de prédios onde estão sendo realizadas provas organizadas pela banca.

Proteção contra fraudes

A evolução da tecnologia e segurança na aplicação de concursos públicos tem como objetivo principal assegurar a integridade do processo e proporcionar uma experiência mais justa e eficiente para os candidatos. A transparência e a confiabilidade são cruciais para manter a credibilidade desses exames, e a tecnologia desempenha um papel essencial nesse sentido. Outro pioneirismo do Instituto IGEDUC é a utilização de um aparelho importado, capaz de identificar sinais de rádio frequência emitidos por pontos eletrônicos, fones de ouvido e celulares nos locais de prova.

Mais sobre o IGEDUC

Com 8 anos de existência, o Instituto IGEDUC trabalha com Qualidade, Seriedade e Inovação. A banca já realizou concursos e seleções para mais de 640 cargos e mais de 100 mil candidatos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Paraná. A entidade atua ainda promovendo capacitação de gestores e realização de vestibulares para os concorridos cursos de medicina. Saiba mais cobre concursos já abertos em www.igeduc.org.br. Instituto IGEDUC, concursos e seleções com integridade.