iluminaçãoA Prefeitura de Serra Talhada ainda não é a responsável pelos problemas na iluminação pública do município. Pelo menos é o que garante o prefeito Luciano Duque. Durante entrevista à rádio A Voz do Sertão AM, o gestor devolveu a responsabilidade para a Celpe alegando que havia conseguindo adiar a municipalização da iluminação pública por, pelo menos, quatro meses.

“Eu vim recentemente de Recife, onde tive reunião com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Celpe… É uma outra preocupação nossa a municipalização da iluminação pública. Nessa reunião com a Aneel conseguimos adiar a municipalização por mais quatro meses e a discussão avança no sentido de que nós não assumimos ainda, por enquanto”, garantiu o prefeito.

Nos últimos meses, o FAROL tem recebido reclamações de leitores e constatado apagões em vários bairros da cidade. Boa parte dos defeitos na iluminação pública foram registrados na Praça Sérgio Magalhães, no centro, e ao longo da Avenida Afonso Magalhães, nas proximidades do colégio Cônego Torres.

Duque faz questão de alertar que não liguem para a Prefeitura de Serra Talhada para reclamar dos defeitos nos postes. “Quem ligar para a Celpe perguntando quem vai substituir as lâmpadas da cidade, por enquanto, será a Celpe ainda, se o atendimento da Celpe disser que é a prefeitura, não é a prefeitura. É a Celpe que tem a obrigação de consertar essas lâmpadas, é bom ficarem cientes disso”, esquivou-se.

DUQUE: "O PROBLEMA AINDA É DA CELPE"
DUQUE: “O PROBLEMA AINDA É DA CELPE”

O FAROL tentou conversar com a Celpe para confirmar a informação. Em contato com a nossa reportagem, o gestor de atendimento da empresa, Edmilson Fonseca, disse que não estava sabendo do adiamento, mas só iria se pronunciar oficialmente sobre o caso se enviássemos um ofício assinado solicitando a informação. Enviamos o ofício nessa terça-feira (20) e até o fechamento desta edição (13h14) não recebemos resposta alguma.

FIQUE POR DENTRO

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as prefeituras deveriam assumir a responsabilidade, a partir de 1º de janeiro de 2015, pela iluminação pública das cidades, ficando a cargo do usuário cobrar da prefeitura a manutenção e reposição das luminárias. A transferência de responsabilidade é obrigatória de acordo com Resolução 414/2010 da Aneel.

Os serviços que passarão a ser feitos pelas prefeituras são: a troca de luminárias, de postes utilizados exclusivamente para iluminação pública, lâmpadas, reatores, relês e outros materiais destinados à iluminação de ruas e praças de uso comum.