AUSÊNCIA DE IML: Reportagem do FAROL repercute na Assembleia Legislativa de PEO deputado Augusto César (PTB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta quinta-feira (5), para cobrar do Governo do Estado providências quanto a instalação de um posto do Instituto Médico Legal (IML) em Serra Talhada.

Segundo ele, a reportagem do FAROL sobre o assassinato do agricultor Lourival Cornélio, 58 anos, ocorrido nesta quarta-feira (4 ) na zona rural da Capital do Xaxado, lhe motivou a fazer a cobrança.

“Fiz essa cobrança após a leitura do FAROL DE NOTÍCIAS, mas não é a primeira vez que vou à tribuna para falar deste assunto. Essa é uma questão de dignidade humana e de atender a uma necessidade da população.”, disse Augusto César, relatando que ficou chocado com a forma que a vítima foi transportada: numa rede, na carroceria de uma caminhonete da Polícia Militar.

LEIA TAMBÉM

Revolta: Filha de agricultor lamenta não poder velar o pai e critica Governo do Estado
Descaso: Ausência de IML prejudica mais famílias em ST; serviço foi interrompido

Segundo Augusto César, o fato de Serra Talhada ter uma faculdade de medicina é mais um componente para o governo colocar em prática a ideia do IML. “Somos o maior polo médico do Sertão do Pajeú  e o único município da região com Faculdade de Medicina.”, declarou César, arrematando: “Por isso faço, mais uma vez, esse apelo ao senhor Governador, viabilize o IML de Serra Talhada por uma questão de extrema urgência e necessidade.”

CONFIRA O DISCURSO DO DEPUTADO AUGUSTO CÉSAR NA ÍNTEGRA

Venho à tribuna na manhã de hoje (5), apelar para a sensibilidade do Governado Eduardo Campos e fazer mais uma vez esse pedido, para que Serra Talhada seja contemplada com uma Unidade do IML. Ontem os serra-talhadenses foram novamente penalizados pela falta do IML no nosso município, com famílias revoltadas e desesperadas, tendo que esperar mais de 6 horas apenas para o corpo ser removido do local do crime e quando isso ocorreu, além da demora, ele ainda foi levado para o Hospam enrolado em uma rede e dentro da carroceria de uma caminhonete da Polícia Militar.

Depois ainda teve que aguardar a chegada de um carro do IML vindo de Caruaru, para maior indignação dos familiares. Foi apenas mais um caso, dentre vários que ocorreram nesse ano, trazendo verdadeira revolta a população. É uma situação revoltante e inadmissível para a população de Serra Talhada e dos municípios circunvizinhos, viverem dependentes de uma unidade do IML que fica a quase 300 km de distância.

Serra hoje é o maior polo médico do sertão do Pajeú, único município da região com faculdade de medicina, possui uma localização central e estratégica para o atendimento dos demais municípios, possui uma população que brevemente atingirá os 100.000 habitantes e que necessita urgentemente dessa unidade do IML, que atenderá não só a região do Pajeú, mas também as regiões vizinhas que não dispõem desse serviço.

O país está crescendo, nosso Estado se desenvolvendo e consequentemente nossas cidades do interior, crescendo também na quantidade de habitantes e necessitando de serviços que são oferecidos nos grandes centros urbanos. Temos que lutar pela interiorização, não podemos descriminar nosso interior, tão responsável pelo crescimento do estado quanto as demais regiões e que merece ser tratado igualmente, recebendo os mesmo benefícios. Por isso faço, mais uma vez, esse apelo ao Senhor Governador, viabilize o IML de Serra Talhada, por uma questão de extrema urgência e necessidade, por uma questão de dignidade humana.

Augusto César

Deputado