O ex-prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro (PSB) explicou, durante entrevista concedida na semana passada, que não era o ordenador de despesas do Instituto de Previdência Própria de Serra Talhada (IPPST) e que terá como se justificar com tranquilidade diante de qualquer acusação de má gestão financeira. Atualmente, o déficit da previdência municipal gira em torno de R$ 4 milhões. Porém, Evandro acredita que isso não poderá prejudicá-lo futuramente junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Logicamente (que vou ter como se justificar). Porque o ordenador de despesas da previdência de Serra Talhada é o dr. Jânio (Carvalho), quem faz os pagamentos… A Prefeitura é apenas o repassador”, diferenciou o ex-prefeito. O governo Carlos Evandro vem sendo citado, principalmente pelo atual gestor Luciano Duque, como o responsável por ter deixado uma dívida milionária para administração do PT. Por outro lado, o gestor da previdência própria, Jânio Carvalho, tem dito que não vinha recebendo repasses do governo.

No entanto, na visão do ex-prefeito e líder do PSB na cidade, o déficit previdenciário é um problema que tem afetado a maioria das prefeituras. E que Serra Talhada não seria um caso isolado. Na avaliação do socialista, enquanto não houver uma reforma tributária no País será difícil mudar essa situação.

“Porque a União cria despesas para o município e não repassa o dinheiro. É um problema crônico que preocupa os 185 municípios de Pernambuco, em que parece que apenas dois deles estão com a previdência em dia. Então isso não significa que o prefeito esteja roubando ou pegando o dinheiro, não!”, disse Carlos Evandro, afirmando que tem a consciência tranquila.

“Estou com a consciência mais do que tranquila. Se você pega uma prefeitura, como eu peguei sem funcionar, só dando um exemplo que não é real, um negócio que atendia 100 (pessoas) e se aposenta 300 quando você sai, ai aumentou a despesa e diminuiu a receita, como é que paga? E só é a prefeitura de Serra Talhada que está desse jeito? Como está a previdência do Brasil? Com um rombo de mais de 40 bilhões!”, contabilizou.