As contas do Instituto de Previdência Própria de Serra Talhada (Ippst) relativas ao exercício de 2010 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado (4) e bastante comemorada pelo gestor do Ippst, Jânio Carvalho. Em conversa com o FAROL, por telefone, ele disse que já estava ciente da decisão desde o mês passado e era mais um motivo de alegria.

“O Instituto de Previdência de Serra Talhada é fiscalizado por sete órgãos de controle. Portanto, não tenho nada a esconder pois agindo com absoluta transparência”, disse Jânio Carvalho. Segundo ele, após oito anos à frente do instituto, apenas as contas de 2007 foram reprovadas mas o recurso já foi impetrado. O gestor foi multado em R$ 3mil pelo Tribunal de Contas.

“O tribunal apontou que eu não teria feito às cobranças dos repasses ao ex-prefeito Carlos Evandro. Juntei provas e apresentei mais de 20 ofícios mostrando que fiz a minha parte. Agora, se o ex-prefeito não repassou não é competência minha. Entrei com o recurso e se vencer a multa que foi paga será devolvida pelo TCE”, declarou Carvalho.

RELAÇÃO EM 2014

Para este ano o gestor espera ter uma convivência mais tranquila com a Prefeitura de Serra Talhada quanto aos repasses obrigatórios. Segundo ele, o aumento da alíquota aprovado pela Câmara de Vereadores deve facilitar o fluxo de caixa. “Vai diminuir a responsabilidade da prefeitura e espero com isso manter o pagamento em dia dos aposentados e pensionistas”, finalizou.