Na semana passada, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados onde fez um duro pronunciamento em defesa do orçamento regionalizado. Segundo o deputado, no Nordeste encontra-se 27,8% da população, mas a região só recebe 15% dos investimentos federais. O mais curioso é que o republicano usou estatísticas do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs). Na década de 90, o deputado se envolveu num escândalo nacional de perfuração de poços feitos pelo Dnocs em uma das suas empresas.

“De 1909 a 1984 o Dnocs aplicou com correção 52 bilhões de dólares, enquanto só na Hidroelétrica de Itaipu investiu-se em 10 anos, 16 bilhões. Ou seja, cinco vezes mais do que em todo o Nordeste”, disparou Inocêncio Oliveira, acrescentando ainda que os dez maiores investimentos no Sul e Sudeste receberam 50 bilhões de dólares.

De acordo com o deputado Inocêncio Oliveira, o não cumprimento do orçamento regionalizado acaba ferindo a Constituição Federal. “Existe uma necessidade do Orçamento da União ser regionalizado e existe um dispositivo na constituição que precisa ser respeitado”, finalizou o deputado.