Da CNN Brasil

O Instituto Serum da Índia, maior fabricante de vacinas do mundo em termos de volume, busca aprovação para uso emergencial da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 no país, informou o diretor executivo da companhia nesta segunda-feira (7).

A substância pode ser armazenada em 2ºC a 8ºC e distribuída mais facilmente na Índia, que registra o segundo maior número de infecções do mundo e não conta com as capacidades de refrigeração exigidas pela vacina desenvolvida pela Pfizer.

Ao longo do fim de semana, um importante consultor de saúde do governo indiano disse em uma entrevista televisionada que a Pfizer já havia solicitado uma autorização de uso emergencial para a própria vacina.

O CEO do Instituto Serum, Adar Poonawalla, afirmou no Twitter nesta segunda que a medida “vai salvar inúmeras vidas”, mas não deu mais detalhes a respeito.

Há algumas semanas, ele disse que a empresa vai focar em fornecer a vacina para os indianos antes de distribuí-la para outros países. A estimativa, segundo Poonawalla, é a de que ela custará cerca de US$ 13,50 por dose no mercado privado. Contudo, os governos que vêm assinando grandes acordos de fornecimento provavelmente comprarão o produto a preços mais baixos.

Uma vacina eficaz é vista cada vez mais pelos governos como a única maneira de acabar com a pandemia que matou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

O Reino Unido e outros países pressionam para lançar a vacina da AstraZeneca, enquanto as Filipinas e a Tailândia já garantiram milhões de doses, dando ao imunizante um voto de confiança após especialistas levantarem dúvidas sobre os dados dos estudos clínicos.

Mais cedo nesta segunda, a imprensa indiana informou que, de acordo o Instituto Serum, dados de quatro estudos clínicos – dois no Reino Unido, um no Brasil e um na Índia – mostraram que a vacina é altamente eficaz contra infecções por Covid-19.