Publicado às 05h desta terça-feira (1)

O mês de campanha contra o câncer de mama chegou ao fim nessa segunda-feira (31), mas todo dia é o momento ideal para cuidar da saúde. No Outubro Rosa o Instituto Amparo Amigo, entidade destinada ao acolhimento e assistência de pacientes oncológicos em Serra Talhada, comemorou a realização de diversas atividades de conscientização pela prevenção da doença. Em conversa com o Farol de Notícias, Valéria Gonçalves, fundadora da instituição comentou que atualmente 56 famílias estão sendo beneficiadas diretamente com as ações.

“Mais um mês de Outubro que a gente se envolveu nas ações para estar sempre lembrando e com certeza trazer aos corações a memória das pessoas o Instituto Amparo Amigo, que trabalha de janeiro a janeiro trabalhando para os pacientes que estão em tratamento oncológico. Hoje nós estamos assistindo 56 famílias com cestas básicas mensalmente com assistência dos profissionais de acordo com as necessidades, ajudando nas viagens e nos medicamentos “, comentou Valéria, explicando como se tornar um voluntário:

“O ano todo buscamos esses recursos para dar a assistência a essas famílias. Estamos felizes com mais um outubro, trazendo a conscientização; estamos felizes com a repercussão da carreata e estamos gratos por todas as pessoas que acreditam e tem depositado a confiança no projeto. E para se tornar um voluntário basta entrar em contato diretamente comigo ou na instituição. Vai conhecer a instituição e ver as necessidades, preencher um termo de voluntariado e usando de seu talento se encaixar nas atividades da instituição”.

PREVINA-SE CONTRA O CÂNCER

A reportagem do Farol de Notícias também conversou com a médica Bruna Belo, que é especialista em Ginecologia, Colposcopia e Ultrassonografia, para falar um pouco mais sobre a mamografia e os cuidados que as mulheres devem ter para evitar o câncer de mama.

“O Outubro Rosa é um mês de conscientização de mulheres a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama, as informações são amplamente divulgadas e o acesso aos exames são facilitados. O autoexame tem sua importância e o seu valor, mas o método padrão ouro para o diagnóstico precoce do câncer é a mamografia. Deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que seja feita a cada dois anos a partir dos 50 anos”, ratificou Dra. Bruna, analisando:

“A mortalidade do câncer de mama reduz em 60% quando é diagnosticado precocemente. É o câncer mais comum na população feminina e a principal causa de morte por câncer entre mulheres. É importante ressaltar que o câncer de mama pode sim ter base no histórico familiar, mas somente 10% dos casos são de origem genética. O fato de não ter casos de câncer de mama na família não exclui aquela mulher de ter a doença”.