Esta cena ninguém esperava. A Farmácia de Medicamentos Excepcionais que está pronta desde janeiro, no anexo do Hospital Regional de Serra Talhada (Hospam), só vai funcionar por conta de uma atitude do prefeito Luciano Duque (PT). Nessa sexta-feira (7), durante  audiência pública que debateu os serviços de saúde da região, o secretário Estadual de Saúde, Antonio Figueira, fez um apelo aos prefeitos que estavan no auditório, para que cedessem um farmacêutico  ao estado.

“A Farmácia ainda não foi inaugurada porque não temos um farmacêutico e pode levar um bom tempo para se contratar. Por isso apelo aos prefeitos aqui presentes que no ajudem e nos cedam este profissional”, disse Figueira, ratificando que a Farmácia de Medicamentos Excepcionais vai servir a região.

No final da audiência pública, o único municipio a responder ao apelo do secretário de Eduardo Campos foi Serra Talhada. “Gostaria de informar que  o prefeito Luciano Duque já autorizou a cedência de um farmacêutico à Farmácia de Medicamentos Excepcionais”, disse a secretária Socorro Brito, recebendo aplausos e agradecimentos de Antonio Figueira.

MAIS PEDIDOS

Mas o secretário Figueira não ficou apenas neste apelo. Após ser provocado pela secretária Socorro Brito, que melhorasse os serviços de obstetrícia no Hospam, Antonio Figueira soltou outra pérola. “Não tenho condição de resolver isto sozinho. Porque os municípios aqui presentes não emprestam os seus obstetras ao Estado, para trabalhar uma vez por semana no Hospam? Vamos viabilizar o Hospam com obstetras de domingo a domingo?”, provocou o secretário, afirmando que o governo fará concurso público para contratar médicos.