Do Diario de PE

A servidora pública Íris de Fátima da Silva, 55, será a primeira lésbica a receber o título de cidadão pernambucana na Assembleia Legislativa. A honraria proposta pelo deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) será entregue em sessão solene nesta quarta-feira (11) às 18h. Íris chegou ao Recife, vinda da Paraíba, em 1986. Cinco anos mais tarde foi aprovada em um concurso público do governo do estado na área de saúde. Na maternidade Bandeira Filho, começou propor de atenção e assistência ao público LGBT das comunidades pobres, bem como no controle e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Íris iniciou sua atuação no movimento social junto à população lésbica e bissexual feminina que vivia nos bairros periféricos da cidade do Recife. Integrante de uma família humilde, a militante encontrou uma maneira de contribuir socialmente com uma realidade difícil que enfrentara em sua juventude, ainda na Paraíba. A partir de palestras organizadas em associações de moradores, torneiros de futebol feminino e atividades de lazer, Íris passou a formar grupos e informar a população sobre as questões relacionadas às mulheres lésbicas e bissexuais.

Ela se tornou coordenadora do Grupo Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana (AMHOR), onde começou a conquistar outros espaços para trabalhar a política LGBT nos espaços públicos, com direcionamento à promoção da diversidade frente à sociedade.

“A proposta de Isaltino Nascimento em conceder o título honorífico de Cidadã Pernambucana a Íris de Fátima, por meio da Alepe, se dá em reconhecimento à sua contribuição na política da diversidade no estado de Pernambuco, bandeira pela qual o deputado estadual sempre colocou à frente de sua pauta, desde o início da vida parlamentar. Isaltino, que contribuiu para a realização da primeira Parada da Diversidade do Recife, esteve em contato com a militante, em uma parceria que acontece até hoje, na realização da 18ª edição da Parada”, destacou a assessoria do deputado, em nota oficial.