Irlando visita o 1º Laboratório de Ciências

Publicado às — desta sexta-feira (12)

Por Assessoria

 

“O Laboratório foi adquirido para ajudar no desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino”

Os alunos da Escola Municipal Professora Francisca Flor, em Santa Cruz da Baixa Verde foram beneficiados com a entrega do 1º Laboratório de Ciências e Tecnologia da Rede de Ensino. O prefeito José Irlando de Souza Lima conferiu o resultado do trabalho.

“Estamos deixando aqui um legado. É o 1º Laboratório de Ciência e Tecnologia que a gente implanta na nossa rede. Tem biologia, tem química, física, matemática, mas tem também a parte de tecnologia, robótica, um laboratório completo que reúne tudo o que se pode fazer de experimento e desenvolvimento para as crianças.”, detalhou o gestor municipal durante a visita.

Os novos espaços beneficiarão um total de 730 estudantes do 1º ao 9º Ano. E não só, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deseja que os laboratórios, possam favorecer alunos de outras escolas da rede. A implantação dos laboratórios para os alunos do 1º ao 9º ano faz parte das ações da gestão que tem como um dos pilares a inovação. As atividades desenvolvidas dentro de um ambiente de ciências e tecnologia ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a incluir digitalmente os estudantes.

Os laboratórios seguem um padrão e dispõem de uma metodologia de aprendizagem inovadora distribuída em quatro quadrantes: Robótica, Experimentação, Espaço Maker e Ciências. “Esses investimentos melhoram a qualidade pedagógica e o ambiente para a comunidade escolar. Incentivamos que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas”, pontuou Luciene Barbosa, Secretária de Educação e Cultura de Santa Cruz da Baixa Verde.

Para melhor funcionalidade dos laboratórios e seus equipamentos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura buscou parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e conseguiu aprovar um projeto na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com apoio e parceria do Professor Doutor Antônio Carlos.

Além do laboratório, a Escola Professora Francisca Flor tem 12 salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais, biblioteca, pátio multiuso, quadra poliesportiva, cozinha, banheiros, sala de professores, salas administrativas, almoxarifado, arquivo e estacionamento. A unidade atende alunos do 1º ao 9º ano.

Todas as oito escolas da Rede Municipal de Ensino já foram contempladas com melhorias na gestão atual. Só no ano de 2022 os investimentos ultrapassaram a soma de R$ 1.000.000,00 de reais. Confira abaixo:

OBRAS – Reformas das escolas municipais João Bosco Rodrigues de Souza, Artur Viana Ribeiro, Lenalda Marques da Costa e Creche Prefeito Armando Nunes da Silva, pinturas das escolas Professora Francisca Flor e Júlio Balbino dos Santos, pintura, reforma e ampliação da Escola Manoel Pedro da Silva e continuação da construção do novo prédio da Escola Otacílio Carlos de Alencar.

EQUPAMENTOS PEDAGÓGICOS – Laboratório de Robótica, Mapoteca, Tenda da Cultura, Laboratório de Matemática, Projeto Hora do Soninho, Brinquedoteca, Projeto de Interação Social, Espaço Cultural Infantil, Projeto Base Educacionais, Projeto Biblioteca nas Escolas, entre outros.

Irlando visita o 1º Laboratório de Ciências

VEJA O VÍDEO DA VISITA DE IRLANDO AO LABORATÓRIO