Publicado às 13h12 deste sábado (29)

O vereador Zé Raimundo disse que vai cobrar respostas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre as denúncias de preços abusivos e suposto cartel na revenda do gás de cozinha em Serra Talhada. Falando ao Programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM nesta sexta-feira (28) o parlamentar lembrou que já passou um mês da última conversa do MPPE com vereadores e empresas. Até agora não se tem retorno algum sobre o caso.

Enquanto isso, a sociedade cobra o acompanhamento da polêmica. Zé Raimundo revelou que a Câmara Municipal recebeu um informe da Promotoria onde os expõe que os revendedores de gás justificam o alto preço devido pagarem um valor elevado  de alvará à Prefeitura.

Veja também:   Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

“A gente não tem como dizer um prazo, a gente não tem, sinceramente, como passar [qualquer novidade] hoje para você que continua pagando [o alto preço do gás] – porque não teve nenhuma resposta [do MPPE] condizente com relação a isso aí. A única coisa que tem [de informação] é que chegou um ofício na Câmara [Municipal], isso foi na terça ou quarta-feira e a gente esteve com Manoel [Enfermeiro, presidente da Casa] e até procuramos o setor de tributos da prefeitura de uma alegação que os fornecedores [de gás] têm que o que estava aumentando o preço do gás, dentre um dos fatores, seria o alvará que se cobra dos pontos de fornecimento”, revelou Zé Raimundo, detalhando:

Veja também:   Ministro da Educação nega interferência na elaboração do Enem

“Mas estivemos em conversa com o nosso jurídico lá na Câmara Municipal e [essa justificativa] não nos satisfaz como resposta repassada com relação a esse item. Porque, por exemplo, se você paga mil e poucos reais por um alvará de funcionamento de uma grande distribuidora e se você dividir isso proporcionalmente pelo número de botijão que se vende por dia ou por mês… Isso é fato, chegou isso do Ministério Público, mas a gente vai atrás realmente das outras informações que o órgão não passou para a gente”.

FIQUE POR DENTRO

Na última semana de maio, quatro, dos cinco empresários que atuam no ramo da venda de gás de cozinha em Serra Talhada, compareceram a uma conversa reservada com o promotor de Justiça Vandeci de Souza Leite na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Centro.

Veja também:   Jovem é vítima de atentado em Calumbi

Semana antes, o Ministério Público havia conversado com vereadores acolhendo a denúncia de preço abusivo do gás e o pedido de investigação de suspeita de cartel.

Apesar de tudo isso, a denúncia é antiga e veio a público em 2017, quando a Promotoria havia também garantido ouvir empresários. Mas, desde então, o preço do gás só subiu na cidade a ponto de atingir a média de R$ 85 a R$ 90.

SAIBA MAIS

 

MPPE escuta empresários do gás em Serra Talhada