Do Site Terra

O lendário James Brown (1933-2006) acaba de entrar para o Hall da Fama do Rádio nos EUA, que reconhece postumamente “os talentos e esforços de personalidades do ar e programadores que contribuíram com grandeza para a indústria do rádio”.

Brown foi um dos 10 primeiros a entrar para o Hall da Fama do Rock em 1986.

O Museum of Broadcast Communications em Chicago (EUA) anunciou na última terça-feira (4) que Brown está entre os 10 indicados à Lendas do Rádio no Hall da Fama para 2022.

Brown é homenageado como proprietário de uma estação de rádio da WJBE em Knoxille, Tennessee. Ele adquiriu a estação no final dos anos 1960, mudando seu nome para WJBE. (As letras de chamada significam “James Brown Enterprises”). O lendário fundador do funk morreu em Atlanta no dia de Natal de 2005.

“O Radio Hall of Fame é dedicado a reconhecer os indivíduos que causaram o maior impacto em nossa indústria de mais de 100 anos”, disse Kraig T. Kitchin, co-presidente do Radio Hall of Fame, em um comunicado. “Estou emocionado ao ver o comitê de indicação confirmar a indução desses 10 indivíduos que causaram tanto impacto em nossa indústria em seu tempo.”

Dennis Green, co-presidente do Radio Hall of Fame, acrescentou: “Estamos orgulhosos de homenagear essas figuras lendárias que causaram um impacto indelével na indústria do rádio. Seu legado continua vivo como membros do Radio Hall of Fame da classe Legends deste ano.”

O Radio Hall of Fame reconhecerá sua classe de homenageados de 2022 em uma cerimônia de posse no dia 1º de novembro, no Radisson Blu Acqua Hotel de Chicago.

James Brown fundou o funk após o lançamento do clássico seminal Papa’s Got a Brand New Bag em junho de 1965, depois de ter lançado algumas obras-primas do R&B e soul como Please Please Please e Try Me e Think!.

Nos anos 1960 ele se tornou uma personalidade mundial com os sucessos I Got You (I Feel Good), Ain’t That a Groove It’s A Man’s Man’s Man’s World, Cold Sweat, entre muitos outros.