trumpA empresa da família de Donald Trump, na qual o candidato à presidência dos Estados Unidos começou sua carreira, discriminou durante anos pessoas de raça negra na hora de alugar apartamentos, segundo uma investigação publicada neste sábado (27) pelo jornal “The New York Times”.

A empresa fundada pelo pai do magnata nova-iorquino, Fred Trump, foi acusada repetidamente de negar contratos de aluguéis a pessoas e famílias negras durante os anos 1960 e o início dos 1970, segundo lembra o jornal.

Na investigação, o “NYT” inclui testemunhos de pessoas que a imobiliária supostamente discriminou por sua raça, tanto em Nova York como em outros pontos dos Estados Unidos.

Entre estes se destaca o caso de Maxine Brown, uma enfermeira negra que em 1963 tentou alugar um apartamento em um dos complexos erguidos pelos Trump no distrito nova-iorquino de Queens.

Sua solicitação foi rejeitada por instrução direta de Fred Trump, assegurou ao jornal o então agente imobiliário do edifício, Stanley Leibowitz, que agora tem 88 anos.

Brown finalmente conseguiu um apartamento naquele complexo após apresentar uma queixa perante a comissão municipal de direitos humanos e foi, durante dez anos, a única residente negra do edifício Wilshire, acrescentou Leibowitz.

Leia mais em G1 Mundo