Fotos: Reprodução / Facebook

Publicado às 13h47 desta quarta-feira (25)

Há três anos uma jovem serra-talhadense saiu da cidade em busca de realizar o sonho de dançar profissionalmente. Em Maceió-AL, Rayanne Pereira, de 21 anos, encontrou o caminho e ingressou no curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Filha de Rosemary dos Santos Lima e Marcos Iran Pereira Lima (falecido), estudou na Escola Irnero Ignácio, e em conversa com o Farol de Notícias, desabafou que desde muito nova sentia falta de espaço para a dança, para além de danças típicas da cidade.

“A minha vivência com a dança surge ainda aqui em Serra Talhada, mas sempre de uma maneira muito autodidata. Porém, a experiência surge a partir do momento em que eu ingresso na universidade e passo a ter contato com as danças urbanas e pessoas em que pude fazer aulas e são minhas referências. Desde a época de escola sentia falta de espaços em que eu pudesse tá fazendo aula e me dedicando a técnica que trabalho atualmente. Acredito que por não haver profissional aqui na cidade que trabalhe com dança numa perspectiva de técnica urbana. No entanto, mesmo com essas questões buscava sempre me inserir em espaços para fazer o que mais queria, que era dançar, e assim cheguei a ser baliza de escolas em 4 anos consecutivos”.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

Rayanne já se apresentou na Bienal do Livro de Maceió, no Museu Théu Brandão de Antropologia e Folclore, na Mostra Alagoana de Dança, e em cidades do interior de Alagoas como Delmiro Gouveia e Viçosa junto do Coletivo Cara. “Dancei em clipes de artistas locais, participei de batalhas de freestyle tendo 1° lugar na categoria feminina”.

ARTE E RESISTÊNCIA

Junto ao Coletivo Cara, Rayanne e outros estudantes da Ufal têm trabalhado questões sociais em suas apresentações. Segundo ela, a arte é uma das formas de afirmação e resistência contra opressões. Sua vivência em coletividade lhe proporcionou trazer para a Capital do Xaxado um pouco de seu trabalho com Street Jazz.

Veja também:   Inscritos no CadÚnico ganham desconto de até 100% na energia

“Com a dança pretendo estimular a arte como lugar de reconhecimento de si, como lugar de posicionamento diante do que nos atravessa, como elemento de construção de saberes e também de compartilhamento. No que se refere ao cenário da arte na nossa sociedade e a nossa figura enquanto artista, principalmente por se tratar de um interior, ainda é bem complicado. Porém é de extrema relevância continuar acreditando e ocupando os espaços e assim fazendo da arte objeto de resistência”.

WORKSHOP 

Retornando para sua cidade natal nesta sexta-feira (27), Rayanne realizará o Workshop Street Jazz, no Ceu das Artes, no bairro Caxixola, às 16h. Os interessados podem entrar em contato com Rayanne Pereira pelo telefone (82) 99618-0211, pelo seu perfil no Instagram @_rayannepereira.

Veja também:   Serra-talhadense perde quase 5 mil ao comprar moto pelo Facebook

“Fazendo o recorte a nível Serra Talhada, eu diria que não só investir nas danças urbanas, mas sim investir na dança! Os inscritos investem no workshop o valor que puderem contribuir, para custear em passagens e valorizar o trabalho com a dança na cidade”, finalizou.