Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 13h32 desta quarta-feira (4)

Deixar para última hora, mas não deixar de garantir o direito ao voto através da emissão ou regularização do título de eleitor. Este foi o caso de dezenas de serra-talhadenses que procuram a justiça eleitoral nos últimos dias de atendimento. O Cartório Eleitoral de Serra Talhada sempre teve uma alta demanda, mas este ano tem o diferencial da quantidade de jovens que mesmo estando na faixa etária de voto facultativo fizeram questão de tirarem o primeiro título para exercerem a democracia através das eleições no mês de outubro, consequentemente fazerem parte da história do país.

Nesta quarta-feira (4) encerra-se o atendimento tanto de emissão quanto de regularização, desse modo, nesta manhã o cartório eleitoral de Serra Talhada atendeu os últimos eleitores com agendamento prévio para o atendimento presencial, foram mais de 200 atendimento em 24h. Nessa terça-feira atenderam 120 eleitores, e nesta quarta cerca de 100, todos de forma presencial. Você que não conseguiu agendar, não vai ficar de fora, ainda dar tempo, bastar estar com os documentos em mãos, um celular, internet e seguir o passo a passo conforme o serviço que desejar

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

COMO TIRAR O TÍTULO A 1ª VEZ ONLINE

Acesse a plataforma on-line do TSE, a TítuloNet. Após isso, você deve selecionar o Estado onde vive. Na tela seguinte, escolha a opção “não tenho” título e forneça ase forneça as informações solicitadas. Tenha em mãos e tire uma foto dos seguintes documentos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira profissional ou passaporte);
Comprovante de residência atualizado;
Certificado de quitação de serviço militar (somente para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral);
Comprovante de pagamento de débito coma Justiça Eleitoral (para quem tiver pendências, por faltas em outras eleições, por exemplo).

Após fotografar os documentos, a plataforma solicitará que o eleitor tire uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial com a foto visível e estará finalizado o seu alistamento, é só aguardar  sair o resultado após a avaliação da documentação.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

COMO REGULARIZAR O TÍTULO ONLINE

Se estiver com o título irregular, acesse o Título Net,  escolha a opção “Regularize seu Título Eleitoral Cancelado ou Suspenso”. Na próxima tela, o sistema mostrará a alternativa de quitar débitos de turnos em que a falta não foi justificada. O valor é de R$ 3,50 por turno. Para finalizar a regularização envie dados pessoais e anexe documentos de identificação.

COMO ALTERAR LOCAL/MUNICÍPIO DE VOTAÇÃO

Escolha a opção “Troque seu local de votação” na página Título Net. O sistema pedirá o número do Título de Eleitor, data de nascimento e nome da mãe do cidadão (caso conste em documento oficial). É preciso anexar ao requerimento uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação com o lado da foto voltado para a câmera.  Precisa apresentar um comprovante de domicílio eleitoral (um ou mais documentos que comprovem a existência, pelo tempo mínimo de 3 meses, no município escolhido para a transferência.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú