selo-farolFotos enviadas pelo EJC ao Farol de Notícias

Os jovens católicos de Serra Talhada tiveram uma aula prática de cidadania e fé em cima da serra talhada nessa Semana Santa. A paróquia de Nossa Senhora da Penha e o Encontro de Jovens com Cristo (EJC) realizaram a primeira edição da Via Sacra na Serra. O momento de reflexão religiosa possibilitou que os jovens fiéis tomassem conhecimento da quantidade de lixo que é deixado nas trilhas. Em contato com o FAROL, representantes do EJC alertaram para o impacto nocivo que está sendo causando nas áreas de preservação ambiental do município.

A jovem Mariá Amarante, uma das participantes do movimento de jovens da paróquia, esteve no evento e observou diversos locais da trilha repletos de dejetos. A jovem chama a atenção para o descaso dos visitantes com o local. “Quem passa pela serra está deixando um rastro destruidor de lixo e desrespeito com a natureza. Após realizarem acampamentos ou mesmo visitas, não recolhem o lixo por eles produzidos e descartam de toda forma, deixam na serra sem um tratamento adequado, isso causa um grande impacto à nossa fauna e a flora”, condenou.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

IMG-20160327-WA0029

A Via Sacra contou com a presença de dezenas de fiéis e percorreu diversos trechos da serra  e realizou momentos de reflexão sobre as passagens que remetem o percurso realizado por Jesus até o calvário, bem como o sofrimento por ele vivido. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é: “Casa comum, nossa responsabilidade”, a qual convida os fiéis e toda a comunidade a analisar os impactos causados pelas ações humanas no meio ambiente, buscando propor formas de amenizar ou findar esses problemas.

Ao término das leituras e das passagens da via sacra, já no alto da serra, os fiéis e os jovens do EJC realizaram uma limpeza do local coletando vários sacos de lixo deixados por aqueles que visitaram a serra. O momento foi encerrado com a Fixação de uma cruz na parte mais alta do mirante, como representação da Paixão de Cristo. O padre Gilvan Bezerra, que conduziu as orações ao longo do percurso,  abençoou a cruz.

Veja também:   Idoso é arremessado em capotamento na PE-365

IMG-20160326-WA0095 IMG-20160326-WA0115 IMG-20160326-WA0116 IMG-20160328-WA0010