Publicado às 17h desta quinta (18)

Com informações de Assessoria

A Secretaria Estadual de Saúde recebeu mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a Covid-19.

A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (18). Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma. Isso acende o alerta chamando a atenção para a prevalência da Delta em Pernambuco.

A diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), Karla Millene, analisou – em entrevista à TV FAROL no YouTube – este cenário. Segundo ela, boa parte das pessoas vacinadas que foram infectadas pela variante Delta estão tendo sintomas leves, o que é uma boa indicação da eficiência dos imunizantes.

“Existe essa dúvida né? Se a vacina é eficaz ou não para a variante Delta. O que a gente tem observado é que mais de 75% das variantes que estão circulando agora é a variante Delta. Mas o que tem observado é que àqueles que estão tendo a doença, mesmo vacinado, estão tendo sintomas leves ou até ficam assintomáticos. Então, isso nos leva a crer que a vacina está tendo êxito sim. Eu acredito nas vacinas”, alertou Karla Milene.

As amostras que garantem a prevalência da Delta em Pernambuco foram coletadas entre o final de setembro e meados de outubro. São de pacientes de 18 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. “Esse é um dado que só corrobora a necessidade da vacinação completa, com duas doses, inclusive no caso da vacina da Janssen, já que estudos apontaram que uma única dose desse imunizante tem eficácia limitada frente à variante Delta”, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

VEJA A ENTREVISTA DE KARLA MILENA NA TV FAROL